RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: Mary Santos • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.117 Palavras (9 Páginas) • 246 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
aluna
_ Orientadora
_ supervisora de Campo
Centro universitário Leonardo da Vinci_ Uniasselvi
Curso Bacharelado em Serviço Social
15/062015
Abaetetuba -pa
1 INTRODUÇÃO
O processo de estagio supervisionado 1,parte integrante da disciplina de Estagio I que tem como foco a observação, é ciclo fundamental para o acadêmico em formação ,pois é nele que praticamos o que nos foi ensinado em sala de aula, foi nesse estagio de 150 horas que tive a experiência de como é estar frente às situações problemas das questões sociais.
Segundo a política de estagio supervisionado para o curso de serviço social:
O Estágio do Curso de Serviço Social é um dos componentes curriculares na formação dos futuros assistentes sociais e se constitui por atividades prático-aplicativas do aluno através de sua inserção no espaço sócio institucional sob supervisão direta de profissionais Assistentes Sociais, realizada diretamente nos diferentes espaços de inserção e pelos professores do curso (Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social, 2008, fl.20).
É no estagio que temos a oportunidade de reconhecer e definir os problemas que chegam diariamente na instituição, e vamos aprendendo os métodos de gerenciar essas informações, em diferentes graus de complexidade para agir estrategicamente em prol do usuário.Esse estagio supervisionado deu-se na instituição de saúde mental denominado centro de atenção psicossocial Dom Ângelo Frosi criado a partir da portaria 336 do ministério da saúde de 2002, como dispositivo alternativo à internação, que oferece portanto assistência ambulatorial a usuários de álcool e outras drogas. Segundo o Ministério da Saúde o conceito de CAPS é:
É um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos (MINISTÉRIO DA SÁUDE, 2010, p. 13).
Enquanto que CAPS AD é um serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, com capacidade operacional para atendimento em municípios com população superior a 70,000 habitantes e devido a uma premiação do banco Santander hoje contamos com um espaço especializado para o atendimento de crianças e adolescentes com problemas decorrentes do uso e abuso de substancias psicoativas.
Esse estagio além de ser obrigatório tem como objetivo o meu envolvimento e aprendizagem na abordagem, assistência e participação no tratamento dos usuários do serviço, caracterizando-os e ainda verificando como a instituição atua junto ao usuário e sua família e quais as possibilidades de intervir não somente com aquele usuário que chega no serviço, mas sim com todo seu contexto social: pessoal, familiar, socioeconômico...
Os métodos utilizados para a apresentação desse relatório além da observação, foram a busca da própria instituição de material de apoio, entrevista com pacientes e funcionários em especial a assistente social Lúcia Jucá, pesquisa na internet e busca ativa dos dados da instituição.
2. RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO
O CAPS AD Abaetetuba inaugurado no dia 15 de agosto de 2008, localizado na rodovia PA 409 KM 01 estrada de Beja, atende de segunda a sexta-feira de 08:00 à 18:00 hs os usuários de álcool e outras drogas cujo uso é secundário ao transtorno mental clinico, ele recebe esses usuários para tratamento e recuperação, com ênfase na redução de danos com estímulos a novo hábitos, visando a diminuição de internação hospitalar para desintoxicação e outros tratamentos.
O CAPS AD desde sua inauguração até final do mês de abril do corrente ano já atendeu 1052 usuários de substâncias psicoativas, e fazendo um balanço geral no livro de acolhimento, da sua inauguração até o final do ano que se encerrou chegamos aos seguintes dados em relação ao sexo, idade, origem da demanda, bairros e tipos de drogas:
FONTE: CAPS AD
2.1 PROCESSO DE INSERÇAO E ATIVIDADES REALIZADAS
Iniciei meu estágio mediante documentação fornecida pela instituição Uniasselvi.
Durante o período de estágio dessa primeira fase, ou seja, de 09 de fevereiro a 07 de abril totalizando 150 horas, sendo 04 horas diárias , fiz uma busca ativa nos armários dos arquivos, pra separar os prontuários daqueles usuários (aqui se entenda usuário do serviço e não de drogas) que estavam há mais de três meses ausentes do serviço para encaminhar para o arquivo de visitas domiciliar, também os prontuários que mesmo após visitas não compareceram na instituição para encaminha-los pra o arquivo de alta por abandono e se mesmo após visita esses usuários em um mês não comparecerem ao serviço, o prontuário
...