RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: Keliane Nascimento • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.790 Palavras (8 Páginas) • 271 Visualizações
KELIANE DE SOUSA NASCIMENTO – RA 342160
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
BARRA DO CORDA-MA
2014
KELIANE DE SOUSA NASCIMENTO – RA 342160
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
BARRA DO CORDA-MA
2014
SUMÁRIO
- IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO__________________________________04
- INTRODUÇÃO_____________________________________________________05
- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL____________________________________06
- Identificação do Campo
- Identificação do Supervisor de Campo
- Identificação da Instituição
- SITUAR O ESPAÇO DE ESTÁGIO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO________08
- CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________ 09
- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS___________________________________10
ANEXOS____________________________________________________________11
1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Nome do Estagiário: Keliane de Sousa Nascimento
Curso: Serviço Social
Telefone: (99) 98133-5930
E-mail: keliane.s.nasciemnto@gmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: Secretaria Municipal de Assistência Social
Endereço: Rua Isaac Martins - Centro
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Maires Sousa dos Anjos
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Célia da Silva Santos
Carga horária: 100 h Início: 19/08/2014 Término: 27/09/2014
2. INTRODUÇÃO
O presente relatório consiste em uma exigência da Universidade Anhanguera Uniderp – Curso de Serviço Social para fins de comprovação da realização de estágio curricular. Representando uma etapa de fundamental importância na vida acadêmica, permitindo em primeiro momento de aproximação com a prática profissional, a partir do estabelecimento da articulação entre a teoria e a prática, fatores esses que imprimem efetividade à atuação do profissional de Serviço Social.
O estágio tem como referência a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão; o Código de Ética Profissional de 1993, com seu onze princípios indicando o rumo ético-político a serem seguidos pela categoria profissional, assim como os conhecimentos a serem buscados; a Resolução CFESS/CRESS nº 533/2008, que regulamenta a Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social e a PNE – Política Nacional de Estágio instituída pela ABEPSS no ano de 2010.
A Prática supervisionada, enquanto processo de ensino aprendizagem, se tem um espaço de trocas de experiências entre estagiário e supervisor, pois é um momento rico de possibilidades e construção, para ambos os envolvidos nessa atividade, é um aprendizado teórico prático no qual o estagiário exercita as dimensões teórico-metodológicas e ético-política adquiridas durante a formação acadêmica inserido no campo de trabalho profissional.
Uma estratégia reflexiva na formação profissional que complementa, o processo de ensino/aprendizagem como ênfase à prática. Sendo assim, o estágio I visa uma reflexão sobre a formação profissional do assistente social na atualidade e um contato direto com os problemas sociais existentes, com foco na realidade, sua verdadeira contribuição para o discente, os dilemas e desafios encontrados na atual conjuntura para que o mesmo seja desenvolvido com a sua devida importância e comprometimento, trazendo ao futuro profissional uma formação qualificada e competente.
3. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
3.1. Identificação do Campo
- Nome da organização: Secretaria Municipal de Assistência Social
- Endereço completo: Rua Isaac Martins, S/N - Centro
3.2. Identificação do Supervisor de Campo
- Nome da Supervisora: Célia da Silva Santos
- Nº do CRESS: 3225 2ª Região/ MA
- E:mail: beatriz_bianca@hotmail.com
3.3. Identificação da Instituição;
A Secretaria de Assistência Social é responsável pela gestão Política de Assistência Social, que busca consolidar o direito à assistência social em toda região, dedicando-se especialmente à implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), ferramenta que garante a descentralização das ações e dá agilidade ao repasse de verbas do Governo Federal para o município de Barra do Corda Maranhão.
Tem como missão garantir o acesso da população em situação de vulnerabilidade social aos serviços, benefícios programas e projetos aos quais tem direitos como usuários dessa política pública, de acordo com o estabelecido na Política Nacional de Assistência Social.
- Finalidade:
Prestar serviços de acompanhamento e orientação aos usuários e beneficiários dos programas do governo federal e elaboração e gestão de Políticas Pública, promovendo o acesso de projetos e programas sócias, a população que se encontra em situação de vulnerabilidade.
- Visão:
Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a melhoria da qualidade de vida, desmistificar a desigualdade social, tendo como base a orientação e valorização do cidadão sem conhecimento e na maioria das vezes incapaz de fazer valer seus direitos e deveres.
- Demandas atendidas pela Instituição:
A Instituição atende toda sociedade, que se encontra em estado de vulnerabilidade, os casos são atendidos de acordo com a necessidade, todos de maneira igual..
- Principais características da população atendida pela instituição:
...