RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Por: cirleneedson • 25/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.762 Palavras (12 Páginas) • 339 Visualizações
CIRLENE ALVES LEITE – RA: 3808603354
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
TAGUATINGA - BRASÍLIA
2015
CIRLENE ALVES LEITE – RA: 3808603354
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.
TAGUATINGA - BRASILIA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO____________________________________________________ 05
DESENVOLVIMENTO_______________________________________________ 07
CONSIDERAÇÕES_________________________________________________ 11
REFERÊNCIAS____________________________________________________ 14
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: Cirlene Alves Leite
Curso: Serviço Social
Telefone: 85278378 - e-mail: cirleneleite01@gmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: III
Local do Estágio: Centro Comunitário São Lucas (CECOSAL)
Endereço: QNM 33 Módulo A Área especial - Ceilândia
Supervisor (a) Acadêmico (a): Thais Cristina Silvano Santos Nº CRESS: 3007/8º
Supervisor (a) de Campo: Anna Carolina Araújo Rodrigues Nº CRESS: 4342/8º
Carga Horária: 110 horas
Início: 16 /03 /2015 Término: 13 /04 /2015
INTRODUÇÃO
O aprendizado adquirido durante o estagio I foi de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico das alunas. Nele foi observada a estrutura de instituição, a postura da assistente social, a forma de ensino oferecida pela instituição e entre outros itens.
Este estágio foi importante para obter o conhecimento da prática do serviço social, dos projetos, da visão e da metodologia da instituição. A mesma oferece serviços que são prestados à comunidade de baixa renda e em situações de vulnerabilidade social.
Durante o estagio I, adquiriu-se um conhecimento a respeito do trabalho da equipe multidisciplinar, da divisão de suas funções e da necessidade de trabalharem em conjunto para a realização de um trabalho com mais qualidade.
Entendeu-se a prática dos instrumentos técnicos, como estes são utilizados e quando podem ser utilizados e qual a finalidade de serem utilizados.
O acompanhamento do trabalho da assistente social acrescentou experiências e trouxe um entendimento mais claro sobre a relação teórica e prática.
Analisou-se que a teoria precisa estar ligada a prática, pois entre ambas há uma conexão. Sendo assim, é necessário ter conhecimento técnico e embasado em estudos e pesquisas.
Para a realização do projeto aplicado no estagio II, as acadêmicas tiveram reuniões com os professores e a equipe multidisciplinar da instituição, para que fosse esclarecido a eles o objetivo do projeto e para programar o cronograma das atividades deste.
A primeira atividade do projeto foi à realização de uma palestra, onde as estagiarias abordaram o art. 4º até o art. 18º do ECA. Esta palestra foi realizada no dia 17/09/2014.
A segunda atividade foi à realização de uma peça, onde foi dramatizado uma realidade na relação professor e aluno. Esta peça teve como tema: “NOS MUDEMOS” a qual aborda o preconceito vivenciado por um aluno em relação a sua forma de falar. Esta peça foi realizada no dia 27/09/2014.
A aplicação deste projeto trouxe um grande aprendizado a acerca do ECA. Este conhecimento promoveu um acréscimo de valores, princípios, respeito, trouxe um olhar mais critico em relação às práticas profissionais do serviço social.
A necessidade de conhecer a teoria, antes de intervir em uma realidade social e a importância da criação de projetos, políticas publicas e programas para mudar realidades problemáticas.
No estágio III foi realizadas observações em salas de aulas para verificar os resultados do projeto de intervenção aplicado no estagio II.
Para esta avaliação, foi preciso fazer algumas perguntas aos profissionais para que estes informassem se o projeto de intervenção proporcionou mudanças efetivas no seu trabalho como educador e se trouxe mais conscientização em relação ao Estatuto da Criança e do adolescente- (ECA).
A professora de música ao ser avaliada, respondeu que foi de muita importância à aplicação deste projeto para assegurar a viabilização dos direitos dos alunos, porém informou que as mudanças iriam ocorrer de uma forma gradativa.
A professora de balé ausentou-se, temporiaramente, para exercer seu direito de licença maternidade, ela foi substituída por outra professora, portanto, não houve a possibilidade de avaliar esta profissional, mas achou se necessário perguntar para
...