RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM SERVIÇO SOCIAL
Por: Ro15sa11ma • 12/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 1.527 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ROSA MARIA DE ARAUJO
RA-397678
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM
SERVIÇO SOCIAL
SÃO LUÍS – MA
2015
ROSA MARIA DE ARAUJO - 397678[pic 3]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM
SERVIÇO SOCIAL
Relatório apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.
SÃO LUÍS – MA
2015
01 IDENTIFICAÇÃO[pic 4]
Nome do estagiário (a): Rosa Maria de Araújo
Curso: Serviço Social
Telefone: (98) 98100-4302
e-mail: rosamariadearaujo@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: III
Local de Estágio: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Vila Palmeira)
Endereço: Rua 17, Quadra 30, nº 14 – Bequimão, São Luís – MA, CEP 65000-000. Telefone para contato: (98) 3256 - 8505
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Glaucia Carvalho Coelho
Nome do (a) Supervisor (a) de campo: Eliene Ferreira Machado de Sousa
Carga horária: 110 horas Início: 28.08.2015 Término: 06.10.2015
SUMÁRIO[pic 5]
1 - Introdução
2 - O aprendizado teórico metodológico de estagiário articulado ao serviço social
3 - Impacto social do projeto de intervenção
4 - Avaliação do projeto de intervenção
5 - Anexos
6 - Considerações finais
7 - Referência
1 - INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade de relacionar nossas vivências no campo de estágio supervisionado na área da Assistência Social. Onde podemos relatar o que foi feito,as dificuldades e as observações decorrentes do Estágio Supervisionado III em Serviço Social, dentro do CRASS. O primeiro contato é o de observação onde observamos a atuação do profissional de Assistência Social, que por sua vez consiste em fazer visitas domiciliares, estudo social, atendimento ao usuário, grupos de convivência. Visto que o CRAS- Centro de Referência Social do Bequimão, é uma instituição de proteção social básica, como esta previsto na PNAS- Política Nacional de Assistência Social, e que tem como objetivo prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares á população em situação de vulnerabilidade social.
Os objetivos do estágio neste órgão foram visando: compreender a atuação do Assistente Social na prevenção da ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais.
Os quais foram alcançados através das atividades desenvolvidas na etapa que compreende o estágio, sendo composta por plano de desenvolvimento da educação e as medidas para redução das desigualdades, especialmente a ampliação dos benefícios como o bolsa família, a geração de oportunidades as famílias mais pobres, a ampliação dos serviços sócio assistenciais, a reestruturação para juventude e o fortalecimento dos direitos da cidadania para crianças, adolescentes e mulheres.
2 - O aprendizado teórico metodológico de estagiário articulado ao serviço social
O estágio supervisionado III projeto de pesquisa foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde foram desenvolvidos atividades, tais como encaminhamento, acompanhamento, requerimentos de Benefícios Assistenciais, cadastros socioeconômico, visitas domiciliares campanhas sócio -educativas, palestras, reuniões, projetos, parecer social, Declaração sobre a Composição do Grupo e Renda familiar do idoso e da pessoa com deficiência, Inscrição do Contribuinte, preenchimento de formulário, da Programação Semanal e do relatório mensal.
A disciplina de estágio curricular é um espaço privilegiado, onde o acadêmico adquire conhecimento relativos á sua área de formação, desenvolvendo habilidades de trabalhar em equipe multidisciplinar e interdisciplinar, conhecimentos necessários para a realização e ralatórios, colocar em prática o que aprendeu e tomar as atividades do estágio como um processo contínuo de exame sobre o desenvolvimento e a construção da própria profissão. O cras foi inaugurado em 2012, situado na Rua 17; Quadra 30; n°14; Bequimão- São Luís- MA. Tem como objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais nesta localidade, com uma política responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica.
A equipe de referência deste é composta pelos seguintes profissionais: coordenadora, psicólogas, pedagoga, educador social, técnico de referência, assistente social, agente administrativo e ainda pode ser complementada por estagiários.
O CRAS desenvolve atividades de acompanhamento às famílias, encaminhamentos aos programas, como: Bolsa Família, Benefício Continuado, e um dos maiores programas de ensino profissionalizante (PRONATEC). Grupos de convivências Vida Ativa.
O grupo de convivência Vida Ativa e um grupo muito importante para os
Idosos, pois o mesmo oferece a eles fisioterapia, artesanato, dança , recreação,Cultura e lazer.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Através das ações que seguem : ( I expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância);( II construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais);(III aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional); (IV aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica); ( V melhorar a qualidade do ensino médio).
...