RELATÓRIO DE EXPERIMENTO Nº 02 TÉCNICAS DE LABORATÓRIO PARA ANÁLISE QUALITATIVA
Exames: RELATÓRIO DE EXPERIMENTO Nº 02 TÉCNICAS DE LABORATÓRIO PARA ANÁLISE QUALITATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ray12 • 30/11/2014 • 2.314 Palavras (10 Páginas) • 467 Visualizações
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
CLORETO DE FERRO (III).
Também chamado cloreto férrico, é um composto químico de escala industrial, de fórmula FeCl3. A cor dos cristais de cloreto de ferro (III) depende do ângulo de visão: por luz refletida os cristais parecem verde-escuro, mas por luz transmitida parecem vermelho-púrpura. Cloreto férrico anidro é deliquescente, formando névoas de ácido clorídrico no ar úmido. É raramente observado em sua forma natural, o mineral molysite, muito conhecido de algumas fumarolas.
Quando dissolvido em água, o cloreto férrico sofre hidrólise e libera calor (reação exotérmica). A solução castanha, ácida e corrosiva resultante é usada como floculante no tratamento de esgoto e na purificação de água, bem como fresador para metais cuprosos em circuitos impressos. Cloreto de ferro (III) anidro é um ácido de Lewis razoavelmente forte, e é usado como catalisador em muitas sínteses orgânicas.
PRECIPITAÇÃO: A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi super saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.
Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma hipotética partícula sólida inclui a formação de uma superfície, o que necessita de energia baseado na relação energia de superfície do sólido e da solução. Se essa energia não estiver disponível, e nenhuma superfície de nucleação adequada estiver disponível, ocorre supersaturação.
Um exemplo de reação de precipitação: Nitrato de prata aquoso (AgNO3) é adicionado em uma solução contendo cloreto de potássio (KCl) e a precipitação de um sólido branco, cloreto de prata, é observado. (Zumdahl, 2005)
AgNO3(aq) + KCl(aq) → AgCl(s) + KNO3(aq)
O cloreto de prata(AgCl)forma um sólido, observado como precipitado.
Essa reação pode ser escrita com ênfase na dissociação de íons em uma solução composta
Ag+(aq) + NO3-(aq) + K+(aq) + Cl-(aq) → AgCl(s) + K+(aq) + NO3-(aq)
O último modo de representar uma reação de precipitação é conhecida como rede de reação iônica. Nesse caso, todo íon observado (aqueles que não contribuem para a reação) são deixados de fora da fórmula. Isso simplifica as equações acima no seguinte:
Ag+(aq) + Cl-(aq) → AgCl(s)
DECANTAÇÃO:A decantação é um método de separação pouco rigoroso entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre duas faseslíquidas. Esta separação realiza-se devido à diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma correntelenta de água ou ar.
Para separar uma fase sólida de uma fase líquida, deixa-se a mistura em repouso para que o sólido se deposite no fundodo recipiente - sedimentação. O líquido sobrenadante é então transferido, lenta e cuidadosamente, para outrorecipiente, evitando-se que o sólido venha arrastado.
Deve realizar-se uma decantação sempre que a fase sólida tenha dimensões apreciáveis e só depois proceder a umafiltração.
Para separar duas fases líquidas, a mistura é colocada numa ampola ou num funil de decantação, retirando-se a fasemais densa pela parte inferior da referida ampola.
FILTRAÇÃO DE PRECIPITADO\: Filtração é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala laboratorial e filtrações de escala industrial.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para as filtrações quantitativas, usa-se geralmente papel filtro quantitativo, ou placas de vidro sinterizada ou de porcelana sinterizada.
Em qualquer dos casos indicados há uma grande gama de porosidades e esta deverá ser selecionada dependendo da aplicação em questão
2. OBJETIVOS
Precipitação do Fe3+, a partir da reação com hidróxido de amônio e posterior diluição com a conversão a óxido de ferr32rjth4ergwfwqjho;
Conhecer algumas técnicas de laboratório para análise qualitativa
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAS:
Béquer de 250 mL;
Espátula;
Papel de filtro;
Funil;
Suporte para funil;
Bastão de vidro;
3.2. REAGENTES:
Cloreto de ferro III(PA);
Hidróxido de amônio 1:1;
Ácido clorídrico 1:1
3.3. PROCEDIMENTOS
Tomou-se uma alíquota de FeCl3 e adicionou-se NH4OH diluído 1:1, logo observou-se a formação de um precipitado.
Filtrou-se e depois lavou-se o resíduo do papel de filtro com água destilada. Transferiu-se o precipitado do papel de filtro para o béquer, usando água destilada, dissolveu-se o precipitado de Fe(OH)3 com ácido clorídrico 1:1.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conforme já citado, na reação do Cloreto de ferro III, um sal de cor entre ferrugem e laranja, com solução incolor, um pra um de Hidróxido de amônio, resultou em produtos em que se dividiu em duas fazes, uma líquida e transparente
...