RELATÓRIOS HIDRÁULICOS-HOLES
Projeto de pesquisa: RELATÓRIOS HIDRÁULICOS-HOLES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: omarkaiann • 27/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA SANITÁRIA
RELATÓRIO HIDRÁULICA-ORIFÍCIOS
Cruz das Almas
Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
A hidráulica estuda as características dos fluidos seja em repouso ou em movimento.
Hidráulica envolve conceitos de fluidos que tem capacidade de deformação e podem se moldar ao recipiente que os contém.
Os ramos de estudo divergem em hidrostática ( estudo dos fluidos em repouso) e hidrodinâmica (estudo dos fluidos em movimento).
Exitem conceitos necessários para estudo da hidráulica como aplicação da força , que tem a capacidade de produzir movimento em corpos; Pressão , que é relativa à força aplicada em relação a determinada área; Trabalho ,que consiste em força aplicada num corpo em determinado espaço; energia é produto entre potência e tempo; e , por fim , rendimento é quantidade de energia que pode ser convertida em energia útil.
Vale ressaltar as leis pertinentes à hidráulica :
Lei de Arquimedes : Todo corpo mergulhado num fluido está sujeito à força vertical ( de baixo para cima) da mesma intensidade que o peso do corpo.
Lei de Pascal : A força aplicada em determinado ponto de um fluido que esteja em equilíbrio, é transmitida a todos pontos do fluido , incluindo as paredes do recipiente que o contém.
Lei de Stevim : A diferença de pressão entre dois pontos de um líquido equivale ao produto da densidade e gravidade levando em consideração a diferença de altura entre os dois pontos.
Lei de Bernoulli : a vazão de um fluido pode ser determinada pela relação entre volume e tempo ; e a equação da continuidade pelo produto da vazão pela área. Aplicações em tubo de Pitot , tubo de Venturi , escoamento através de orifício, escoamento por influência da gravidade e empuxo.
OBJETIVO
Estudo de escoamento em orifícios de forma geométrica circular , simulando reservatório com o intuito de estudar a mediação e controle da vazão bem como a variação de volume do recipiente e a velocidade do jato d'agua para determinação dos coeficientes de descarga , contração e de velocidade.
Material Utilizado :
- cinco balizas de metal
- cronômetro
- papel milimetrado
- água
- módulo de hidráulica composto por reservatório cilíndrico com orifício de quatro milímetros e reservatório retangular para cálculo de vazão com auxílio de manômetro.
METODOLOGIA
1 – Ajuste das balizas de metal através de alturas reguláveis , utilizando o papel milimetrado como referência.
2 - Ligar o registro para encher o reservatório cilíndrico do módulo de hidráulica e ajustar a altura do nível de água através de válvula de escape.
3 – Estudo do líquido que passa pelo orifício de quatro milímetro do reservatório cilíndrico e analisar sua trajetória oblíqua descendente em relação as cinco balizas de metal , que devem ser ajustadas de forma que não interfiram na trajetória do líquido . É necessário para obtenção do delta X e delta Y.
4 – Liberar a válvula de água para o processo de ocupação do reservatório retangular para que , em seguida , seja calculada a vazão , através da relação volume com utilização do manômetro acoplado ao reservatório e auxílio de cronômetro.
5 – Utilizar os dados práticos para cálculo dos coeficientes
...