RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II
Trabalho Universitário: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AyrtonSenna • 19/3/2015 • 887 Palavras (4 Páginas) • 1.045 Visualizações
ETAPA 1 (tempo para realização: 3 horas)
Aula-tema: Análise das tensões e deformações.
Esta atividade é importante para que o grupo obtenha o conhecimento necessário para o cálculo de tensões e deformações. Para realizá-la, cada componente do grupo deve apresentar um relatório detalhado de cada passo descrito a seguir.
Passo 1 (Aluno)
Esquematizar as tensões atuantes no plano (EPT).
Passo 2 (Aluno)
Esquematizar as tensões nas faces triangulares para posterior análise.
Passo 3 (Equipe)
Aplicar o somatório de forças nas direções de interesse.
Passo 4 (Equipe)
Aplicar as equações do estado plano de tensões (EPT). Para o estado de tensões dado, determinar as tensões, normal e de cisalhamento, exercidas sobre a face oblíqua do triângulo sombreado do elemento. Usar o método de análise baseado nas equações de equilíbrio desse elemento. Representar graficamente o triângulo de forças e as tensões finais do elemento.
ETAPA 2 (tempo para realização: 3 horas)
Aula-tema: Estado mais geral de tensões. Aplicação do círculo de Mohr à análise tridimensional de tensões.
Esta atividade é importante para que o grupo obtenha o conhecimento necessário para a aplicação do círculo de Mohr. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
Passo 1 (Aluno)
Aplicação das fórmulas para obtenção dos planos e tensões principais.
Passo 2 (Aluno)
Aplicação da fórmula para obtenção da tensão máxima de cisalhamento.
Passo 3 (Equipe)
Esquematização das tensões principais, média e de máximo cisalhamento no plano.
Passo 4 (Equipe)
Obtenção das tensões principais, média e de máximo cisalhamento aplicando o círculo de Mohr. Para o estado de tensões dado, determinar (a) os estados planos principais; (b) as tensões principais; (c) representar graficamente o círculo de Mohr e as tensões do elemento.
ETAPA 3 (tempo para realização: 2 horas)
Aula-tema: Critérios de ruptura para materiais dúcteis e frágeis em estado plano de tensões.
Esta atividade é importante para que o grupo obtenha o conhecimento necessário para a aplicação do círculo de Mohr. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
Passo 1 (Equipe)
Avaliar as tensões atuantes no plano.
Passo 2 (Equipe)
Construir o círculo de Mohr.
Passo 3 (Equipe)
Calcular as tensões principais.
Passo 4 (Equipe)
Aplicar as equações do critério da máxima tensão de cisalhamento e da máxima energia de distorção. O estado plano de tensões ocorre em um ponto crítico de um componente de máquina feito de aço. Uma série de ensaios de tração mostrou que a tensão de escoamento é se = 260 MPa, para o tipo de aço usado. Para a figura a seguir determinar o coeficiente de segurança em relação ao escoamento, usando (a) o critério de máxima tensão de cisalhamento (b) o critério de máxima energia de distorção.
ETAPA 4 (tempo para realização: 2 horas)
Aula-tema: Diagramas de esforços internos solicitantes (DEIS). Força Cortante (Q) e Momento Fletor (M). Projeto de vigas e eixos de transmissão.
Esta atividade é importante para a aplicação dos diagramas para posterior análise das estruturas utilizando funções singulares para determinar a força cortante e o momento fletor de uma viga. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
Passo 1 (Equipe)
Desenhar a estrutura de maneira que se possa analisar cada trecho da mesma.
Passo 2 (Equipe)
Traçar as linhas horizontais em que se desenharão as curvas necessárias para análise.
Passo
...