REVISÃO DA LITERATURA
Tese: REVISÃO DA LITERATURA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andre820 • 11/10/2013 • Tese • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 427 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa irá trazer como nasceu o Plano Real, considerado por alguns economistas como um dos mais bem sucedidos dos últimos anos. O Plano Real conseguiu trazer para a economia brasileira o controle inflacionário, que há anos nossos governantes estavam buscando juntamente com um crescimento econômico.
Na tentativa de conseguir controlar a inflação foram anunciados diversos planos econômicos na década de 80, para tanto, o projeto vai trazer um breve histórico dos planos econômicos desde o final dos anos 70 até começo dos anos 90 quando foi anunciado o Plano Real.
Também será abordado como foi implementado o Plano Real na economia brasileira e as medidas que foram fundamentais para perpetuação do plano econômico.
JUSTIFICATIVA
O tema abordado tem como fundamental importância para analisar como foi criado o Plano Real, onde tudo nasceu, abordar suas dificuldades seus desafios, as crises mundiais por qual o Brasil passou sem abalar o plano econômico.
Contudo, esses são os principais motivos para realizar o estudo aqui proposto é entender como a vida dos brasileiros melhorou para algumas classes e mesmo assim continuamos tento altos índices de pobreza com relação a outros países emergentes.
OBJETIVO
O presente projeto tem como objetivo entender como nasceu o Plano Real, quais foram as suas finalidades, como aconteceu e de que forma mudou a economia e a estrutura orçamentária do Brasil até os dias de hoje.
Portanto esse projeto trará ferramentas para entender como o Brasil, conseguiu baixar drasticamente seus índices inflacionários, passando por algumas crises mundiais sem ter grandes mudanças na sua estrutura econômica, tudo isso sem deixar de ter um crescimento econômico.
REVISÃO DA LITERATURA
Durante a década de 1980, registrou no Brasil uma série de tentativas de planos econômicos para combater a inflação sem alterar fundamentalmente a estratégia do desenvolvimento e o crescimento econômico.
Uma das tentativas para combater os altos índices inflacionários que o Brasil passou pela década de 80, foi que, a cada troca de mandato presidencial era anunciado um novo plano econômico e junto uma mudança na unidade monetária, desde 1970 a unidade monetária no Brasil era chamada de Cruzeiro, após 16 anos em 1986 passou a chamar Cruzado e no fim da década de 80, mais precisamente em 1989 houve mais uma mudança no nome da moeda brasileira passando a levar o nome de Cruzado Novo.
No começo dos anos 90, após a década de 80 ser considerada uma década perdida o Brasil continuou as mudanças nos planos econômicos e junto à mudança da unidade monetária, em 1990 voltou a ter o nome de Cruzeiro, em 1993 após mais um anúncio de um pacote econômico a unidade monetária teve seu nome alterado para Cruzeiro Real e por fim em 1994 a moeda brasileira passou a ter o nome de Real que se perpetua até os dias atuais.
No período entre 1986 e 1991 o Brasil passou por diversos planos econômicos para combater a inflação, o primeiro a fazer uma mudança foi no Governo de José Sarney, que foi lançado o Plano Cruzado I que era baseado na troca da moeda e congelamento de preços. Estas mudanças teve um resultado como o desabastecimento e a criação de alguns mercados paralelos para que as pessoas pudessem obter suprimentos. Como estas mudanças não foram bem sucedidas, foi anunciado as pressas o Plano Cruzado II que basicamente desfez tudo que havia sido implantado no Plano Cruzado I.
No Governo de Jose Sarney houve mais duas mudanças de planos econômicos o Plano Bresser que foi de curtíssima duração e o Plano Verão todos sem grandes resultados para o problema inflacionário que o país vivia.
Em 1990, o Brasil passou por mais uma mudança econômica, anunciada pelo até então presidente da república Fernando Collor de Melo, o anuncio foi a nova política econômica com o nome de plano Collor I ou Plano Brasil Novo, que tinha como principal objetivo a estabilização da inflação, que junto veio os programas de reforma do comércio exterior conhecida como PICE (Política Industrial e de Comércio Exterior), mais o programa de privatizações conhecido como PND (Programa Nacional de Desestatização). Com o anúncio do novo plano econômico a moeda passou a ter um novo nome Cruzeiro, que mais tarde mudou para Cruzeiro Real.
Durante o mandato do Presidente Collor foi implantado mais dois Planos econômicos, o Plano Collor II que novamente houve o congelamento dos preços e a substituição das ferramentas fiscais, e o Plano Marcilio que utilizou como principal ferramenta a alta taxa de juros e uma política fiscal restritiva.
Em 1993, após a renúncia
...