Rayon
Tese: Rayon. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: albertu • 27/6/2013 • Tese • 446 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SUZANO
Produção do Rayon e Resina Ureia formol
em
escala laboratorial
nomes: Alberto Fernandes
Bruno Queiroz
João Lucas
José Laércio
Nº: 02, 06,16, 17
Disciplina: Química dos Polímeros
Professor: Ricardo Alexandre
Data de Entrega: 25/06/2013
Suzano
2013
1.0 INTRODUÇÃO
1.1 Rayon
Rayon é um dos tecidos mais peculiares em uso comercial hoje em dia. Estritamente falando, não é uma fibra artificial, uma vez que é derivado da celulose. No entanto, é um tecido natural, porque exige grande processamento de celulose para a produção do rayon. Rayon é geralmente classificado como uma fibra fabricada a ser considerada como "celulose regenerada".
Rayon é a mais antiga fibra fabricada, tendo em produção desde a década de 1880 na França, onde foi originalmente desenvolvido como uma alternativa barata para a seda. Dupont Chemicals adquiriu os direitos para o processo na década de 1920 e rapidamente transformou rayon em uma palavra familiar, produzindo metros do tecido barato e versátil. Rayon é bem fácil de tingir, e é altamente absorvente. Muitos produtos de rayon ficam amarelados com o tempo.
Rayon é usado em uma variedade de aplicações têxteis, incluindo camisas e saias, e aparecem em ambas as formas de tecido e malha. O tecido ganhou uma reputação injusta porque ele é frequentemente usado em roupas baratas que não resistem ao desgaste pesado. No entanto, rayon é uma excelente, alternativa para seda e é frequentemente usado em vestidos de noite e outras peças de vestuário.
1.2 Resinas
As resinas sintéticas são compostos poliméricos. Eles podem receber classificações normais de polímeros. Podem ser termorrígidos, que após aquecido, suas cadeias se entrelaçam fazendo com que ele não possa mais perder a sua forma, ou termo plásticos o que significa que eles ficam mais fluidos com o aumento da temperatura.
As resinas encontram uso em diversas áreas, onde às vezes é até difícil de perceber. Por exemplo, resinas são aplicadas às cordas de instrumentos musicais, como violino e violoncelo para melhorar a fricção da corda com o arco. Algumas bailarinas aplicam resinas às pontas das sapatilhas para aumentar a aderência ao piso e evitar quedas. Outras resinas também podem ser usadas misturadas a óleos para fins terapêuticos ou para a produção de incensos.
1.3 Resina ureia formol
O polímero uréia-formaldeido, classificado como polímero de condensação, é
...