Razões Trigonométricas
Pesquisas Acadêmicas: Razões Trigonométricas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarolinaMoraes • 24/2/2015 • 338 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ_SÃO LUIS-MA
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL
RELATÓRIO _ATIVIDADE ESTRUTURADA
NOCÕES DE TRIGONOMETRIA
ALUNA: ANA CAROLINA DE SOUSA MORAES
PROFESSOR: FÁBIO
SÃO LUIS-MA
DEZEMBRO-2014
INDICE
3 → Objetivo
4-5→ Introdução
6-7→ Cálculos
8→ Bibliografia
Objetivo
Identificar as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Relacionar as razões trigonométricas com o círculo trigonométrico.
INTRODUÇÃO
TRIGONOMETRIA
A Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é o estudo da Matemática responsável pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos (possuem um ângulo de 90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis, 30º, 45º e 60º, que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente. Nos triângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pela relação entre os ângulos e os lados.
SENO
É a projeção do segmento do eixo vertical de reta que parte do ciclo trigonométrico
COSSENO
É a projeção no segmento do eixo horizontal, que vem do centro e vai até a circunferência, é um ângulo agudo, é a divisão entre a medida do cateto.
TANGENTE
É o segmento de reta formado entre o ponto de cruzamento e o ângulo com sua origem.
TEOREMA DE PITÁGORAS
O teorema de Pitágoras estabelece que "A soma do quadrado das medidas dos catetos (lados que formam o ângulo de 90°, neste caso a e b) é igual ao quadrado da medida da hipotenusa (lado oposto ao ângulo de 90°,ou c)". Assim: c ² = a ² + b ². Um corolário desse teorema é que se os dois catetos forem de mesmo tamanho,a hipotenusa vale o produto do cateto pela raiz quadrada de 2.
...