Reações Quimicas
Artigo: Reações Quimicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rebelc1123 • 22/4/2013 • 380 Palavras (2 Páginas) • 756 Visualizações
Reações Químicas
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc...
As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda a parte e a todo o momento.
Exemplos de reações químicas no dia-dia
Existem muitos exemplos de reações químicas no cotidiano. Entre eles estão a formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina, álcool ou óleo diesel no motor de um veículo.
Funções químicas
Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresentam entre si propriedades semelhantes devido a presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula.
Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecer as funções químicas.
O estudo das funções químicas, de suas características e de suas propriedades torna possível a utilização de muitos materiais em nosso dia-a-dia e a fabricação de outros. Vamos ver em mais detalhes as seguintes funções químicas:
• Ácidos
• Bases
• Sais
• Óxidos
Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
Bases: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH1-.
Sais: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H3O1+e pelo menos um ânion é diferente de OH1-.
Óxidos: São compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos), dos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegati
...