Recreação e lazer manual
Resenha: Recreação e lazer manual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CostaManso • 1/10/2013 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 584 Visualizações
Recreação e lazer manual
Dumazedier (1980); Marcelino (1995) definem as atividades de lazer em áreas de interesse que compõem um todo interligado. O interesse deve ser entendido como o conhecimento que está enraizado na sensibilidade, na cultura vivida. Esses autores distinguem seis categorias quanto ao conteúdo das atividades de lazer. São eles: Artístico: universo estético feito de imagens, de emoções, sentimentos. É imaginário, exemplo: ir ao cinema, teatro, acesso à literatura; Intelectual: cognitivo, objetividade, informação, exemplo: busca de conhecimentos, científicos ou não (jornais, revistas); Manual: capacidade de manipulação de cada indivíduo. O curso das mãos é essencial, seja para transformar, para restaurar, exemplo: Lavar o carro nos finais de semana, cultivar hortaliças, crochê, tricô; Físico: desenvolvido através de atividades físicas, exemplo: caminhadas, ginástica, esporte e atividades correlatas, executadas de maneira formal ou informal, em espaços tecnicamente planejados, como pistas, academias; Social: busca do indivíduo para relacionar-se com os outros, exemplo: convívio doméstico, com jogos e passeios com filhos, visitas a parentes e amigos, movimentos culturais e o Turístico: desenvolvido através de atividades turísticas, exemplo: Viagens, passeios.
O brincar e o jogar têm uma importância muito grande no processo de desenvolvimento humano, da infância à melhor idade, oportunizando momentos simbólicos e de convivência às regras. Manual de lazer e recreação foi elaborado para servir de instrumento acadêmico aos profissionais do lazer e aos demais interessados. Não é um manual somente de atividades; apresenta, também, conceitos teóricos sobre lazer e recreação, histórico dos tipos de brincadeiras e jogos, características dos jogadores e do recreador e áreas de atuação do profissional. Nesta obra, oportunizam-se a manipulação e a exploração de objetos, a comunicação com outras crianças e adultos, a participação de atividades com regras e em grupos e o desenvolvimento de valores morais, éticos e cívicos.
...