Relatório De Força Elástica
Ensaios: Relatório De Força Elástica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tairinebrilhante • 30/1/2015 • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 1.299 Visualizações
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Componente Curricular de Laboratório de Mecânica Clássica
Força Elástica
Antônio Batista de Queiroz Junior
Bruna Rodrigues de Lima
Tairine de Sousa Brilhante
Leonardo Gomes Pessoa
Pau dos Ferros;
Janeiro de 2015
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Componente Curricular de Laboratório de Mecânica Clássica
Força Elástica
Antônio Batista de Queiroz Junior
Bruna Rodrigues de Lima
Tairine de Sousa Brilhante
Leonardo Gomes Pessoa
Relatório Apresentado à Disciplina Laboratório de Mecânica Clássica ministrada pelo Prof. José Wagner em complementação a um dos requisitos para a obtenção da Nota da Unidade III.
Pau dos Ferros
Janeiro de 2015
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Fundamentação Teórica 6
3.1 Força Elástica 6
4. Materiais e Métodos 7
5. Resultado e Discussões 8
6. Conclusões (ou Considerações Finais) 11
7. Referências Bibliográficas 12
Introdução
O presente estudo aborda o experimento realizado em laboratório cujo tema é a deformação elástica.
A elasticidade define-se como sendo a propriedade que certos materiais apresentam de serem capazes de recuperar a sua forma e o seu estado inicial, depois de terem experimentado uma deformação provocada por uma força exterior. A deformação é, em geral, proporcional à força exterior aplicada e inversamente proporcional à secção do material.
Devido a sua importância e a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre a temática em questão, a referida prática fará com que testar e analisar a elasticidade de um corpo e a consequente deformação do mesmo seja uma forma dinâmica de aprender.
Objetivos
Determinar a constante elástica da mola;
Determinar o trabalho realizado pela mola;
Fundamentação Teórica
3.1 Força Elástica
Uma mola é um objeto que a em sua essência é constituída de algum material em formato de espiral. Estas estão presentes em nosso cotidiano, como em cadernos, amortecedores de automóveis e etc. Quando é aplicado uma força sobre a mola, seja ela comprimida ou esticada, dependendo do sentido da força que chamamos de Fs, ela sofre deformação e depois tende a voltar ao tamanho original.
Segundo Halliday (2008) a Força Elástica é dada por:
Fs= -kd Eq. (1)
Chamada de lei de Hooke, em homenagem a Robert Hooke, cientista inglês. O sinal negativo indica que a força elástica é sempre oposta a força aplicada, k é a constante elástica, a ela é atribuída a medida da rigidez da mola, quanto mais rígida maior a constante elástica, por exemplo, a constante elástica k de uma mola de caminhão é maior que de um espiral de caderno.
Quando traçamos um eixo x paralelo a maior dimensão da mola, podemos chamar de origem (x=0) o local onde a mola esta relaxada, assim podemos dizer que:
Fx= -Kx Eq. (2)
Pois quando a mola é alongada para o lado direito x é positivo, e para o lado esquerdo x é negativo. Quando a mola é comprimida para o lado direito Fx é positiva, do contrário, Fx é negativa. Assim, a lei de Hooke é uma representação linear entre Fx e x.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados foram:
Tripé Universal, servir de base para as molas
Molas. Foram utilizadas para a medição do deslocamento a partir das forças aplicadas.
4 Pesos de 0,5 N, usados para exercer forças nas molas.
Dinamômetro, objeto utilizado para medir forças, no caso do experimento foi utilizado para medir a força dos objetos.
Réguas Milimetradas, utilizadas para medir o descolamento da mola.
O experimento realizado inicialmente com um suporte para as molas no tripé universal. Com o auxílio da régua, foi marcada a posição inicial (x=0), e medido, com auxílio do dinamômetro, os pesos de 0,5 N que eram discos de cobre. A cada peso adicionado, após a medição com sua respectiva força, foi verificado que aumentava o comprimento da mola proporcionalmente. (TÁ ESTRANHO AQUI. VEJA SE AJEITA MELHOR)
Resultado e Discussões
As medidas de força e de deslocamento estão disponíveis na tabela 1, onde “Fx” representa a força e “x” representa a distância.
Tabela 1: Dados Obtidos Com o Experimento
Fx(N) X(mm)
0,5 117,0
1,0 133,0
...