Relatório De Química - Valor Do PH
Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Química - Valor Do PH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamiCristina • 8/3/2015 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 448 Visualizações
ÍNDICE
1. Introdução 3
1.2 Revisão da literatura 4
2. Objetivo 5
3. Material e Métodos 5
3.1 Métodos 6
3.2 Métodos 6
4. Resultados e Discussões 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. Introdução
O estudo do pH é muito considerado pelos estudiosos, principalmente pelo fato de estar muito presente e ser aplicado na vida cotidiana. Entre algumas de suas aplicações podemos citar o controle de qualidade da água, alimentação, saúde de humanos e animais, e mais ainda na indústria.
Neste trabalho iremos tratar sobre a variação do valor do pH e suas aplicações, demonstrando e exemplificando através de cálculos e experiências.
1.2 Revisão da literatura
Potencial Hidrogeniônico ou potencial hidrogênio (pH) é uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância.
A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias.
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-, ou seja, o valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.
O valor do pH também está ligado com o aparecimento de doenças. O valor normal do pH sanguíneo deve ser 7,4, abaixo disso, a acidez do sangue pode ser um ótimo meio para se propagar vírus, fungos e bactérias. Um método de controlar o grau de acidez é ingerir alimentos com pH alcalino, como verduras e frutas sem grande quantidade de açúcar. Uma outra aplicação do Ph tem haver com os xampus, se for muito ácido o cabelo se torna rebelde e seco já se for muito alcalino, apresenta pontas duplas. O pH ideal fica entre 4,0 e 5,0.
Para medir o valor do pH podemos utilizar alguns indicadores como o papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido. Uma maneira mais moderna de se medir o pH de uma solução é usando o aparelho pHmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
.
2. Objetivo
A primordial finalidade deste relatório é analisar e apresentar através de experiências e cálculos a variação do pH em algumas substâncias e suas aplicações. Para realizar este processo utilizamos detergente e ácido clorídrico (HCl). O intuito dessa aula prática foi adquirir o ph da solução do ácido na forma teórica, com cálculos, e comprov-la na prática, e a do detergente apenas em forma prática.
3. Material e Métodos
Materiais utilizados:
Ácido;
Becker;
Detergente;
Água;
Calculadora;
Balão volumétrico;
Papel tornassol.
3.1Métodos
Para realizar o experimento dividimo-lo em duas etapas:
Primeira etapa: Colocamos detergente num becker e medimos seu pH
Segunda etapa: Colocamos 0,003 mols/L de Hcl diluído com 250 ml no becker, e medimos seu pH.
3.2 Métodos
Começamos o procedimento pegando a solução que a equipe desejava medir o ph, o detergente, e despejamos em um Becker para melhor realizar o processo. Posteriormente, a professora nos concedeu ácido clorídrico (HCl) para realizar o mesmo processo. Depois disso, a professora nos passou a concentração que cada equipe deveria usar, nos dando 0,003 mols/L
...