Relatório De Sedimentação
Ensaios: Relatório De Sedimentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaopcs • 22/1/2015 • 5.298 Palavras (22 Páginas) • 393 Visualizações
ENGENHARIA QUÍMICA
ALISSON CÉSAR BARBOSA GOMES
CÁSSIO CONRADO DRUMMOND MONTEIRO
JOÃO CLEBER MONTEIRO ALMEIDA
JOÃO PAULO CONCEIÇÃO SANTOS
RELATÓRIO 04
SEDIMENTAÇÃO
Salvador
2013
ALISSON CÉSAR BARBOSA GOMES
CÁSSIO CONRADO DRUMMOND MONTEIRO
JOÃO CLEBER ALMEIDA
JOÃO PAULO CONCEIÇÃO SANTOS
RELATÓRIO 04
SEDIMENTAÇÃO
Relatório apresentado como atividade de avaliação parcial da disciplina Laboratório I do curso de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBa), sob orientação da professora Iara Terezinha.
Salvador
2013
SUMÁRIO
OBJETIVO.............................................................................................................. 4
INTRODUÇÃO........................................................................................................ 5
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................. 6
MATERIAIS............................................................................................................. 26
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL...................................................................... 27
RESULTADOS E DISCUSSÃO.............................................................................. 28
CÁLCULO DA ÁREA DO SEDIMENTADOR………………………….…… 28
CÁLCULO DA ALTURA DO SEDIMENTADOR………………………...… 39
CONCLUSÃO.......................................................................................................... 38
REFERÊNCIAS ……………………......................................................................... 39
OBJETIVO:
Realizar um ensaio de sedimentação em batelada (teste de sedimentação em proveta), visando separar uma suspensão diluída, para obter um fluido límpido e uma “lama” com maior parte dos sólidos e aplicar os métodos de Kynch e Talmadge & Fitch para dimensionar a área de um sedimentador contínuo.
INTRODUÇÃO:
Sedimentadores são equipamentos de processo, muito utilizados em tratamento de água para consumo humano e até mesmo para tratamento de efluentes industriais ou domésticos. Para o engenheiro químico é muito importante o seu estudo e ainda um bom conhecimento das metodologias de dimensionamento do mesmo. Um mal dimensionamento de um sedimentador pode implicar em custos adicionais, devido à baixa eficiência de separação, perda de produção ou danos a outros equipamentos de processo dependentes da separação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Conceitos
A sedimentação é a operação baseada no transporte de sólidos através de um meio líquido. Esse processo é baseado na força da gravidade e na diferença de densidade dos constituintes sólidos ou em outras propriedades, como diâmetros das partículas, para promover a separação de sólidos ou das fases líquidas e sólidas. Assim a sedimentação tem o objetivo de purificar um líquido ou de concentrar suspensões de sólidos em líquidos.
Se o objetivo é a obtenção de um extravasante limpo a operação é chamada de clarificação usada em processos de recirculação de água nos processos industriais ou recuperação de soluções de lixiviação de processos hidrometalúrgicos. Se o objetivo é a obtenção de uma suspensão mais concentrada a operação é denominada de espessamento. Esse material obtido na suspensão pode ter valor comercial ou ser rejeitado.
O processo de sedimentação pode ser em batelada onde o sólido suspenso no líquido é deixado em repouso ou sedimentação continua, onde o sólido suspenso é adicionado continuamente no equipamento. O equipamento utilizado para esse processo é o sedimentador, que pode apresentar a forma cilíndrica ou retangular.
Os sedimentadores descontínuos são tanques cilíndricos com a solução em repouso por certo tempo. Já os sedimentadores contínuos: tanques rasos de grande diâmetro, em que operam equipamentos auxiliares com função de remover a lama. A alimentação é feita pelo centro do tanque. Nesse relatório, os dados e resultados serão
...