Relatório Granulometria
Ensaios: Relatório Granulometria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: galileu26 • 25/11/2013 • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 456 Visualizações
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Física e Química
Experiência 01 – Segurança no Laboratório
Professor:
Introdução
A segurança em um laboratório é algo muito importante, visto que durante a prática temos contato com inúmeros gases e produtos que são nocivos a nossa saúde e de alta periculosidade. Neste relatório, analisaremos as normas de segurança de um laboratório de química, além de alguns equipamentos que serão freqüentemente utilizados.
Objetivo
Este relatório tem por objetivo mostrar quais são as principais normas de segurança de um laboratório, para evitar-se acidentes e para que, em caso de acidente, os alunos saibam como se comportar.
Equipamentos
Normas de segurança
- Use sempre óculos de segurança e avental, de preferência de algodão, longo e de mangas longas.
- Não use saias, bermudas ou calçados abertos. Pessoas que tenham cabelos longos devem mantê-los presos enquanto estiverem no laboratório.
- Não trabalhe sozinho, principalmente fora do horário de expediente.
- Não fume, coma ou beba nos laboratórios. Lave as mãos ao deixar o recinto.
- Ao ser designado para trabalhar em um determinado laboratório, é imprescindível o conhecimento da localização dos acessórios de segurança.
- Antes de usar reagentes que não conheça, consulte a bibliografia adequada e informe-se sobre como manuseá-los e descartá-los.
- Não retorne reagentes aos frascos originais, mesmo que não tenham sido usados. Evite circular com eles pelo laboratório.
- Só use equipamentos os quais tenha sido treinado ou autorizado a utilizar.
- Certifique-se da tensão de trabalho da aparelhagem antes de conectá-la à rede elétrica. Quando não estiverem em uso, os aparelhos devem permanecer desconectados.
- Use sempre luvas de isolamento térmico ao manipular material quente.
- Nunca pipete líquidos com a boca. Neste caso, use bulbos de borracha ou trompas de vácuo.
• A ARMAZENAGEM
- Evite armazenar reagentes em lugares altos e de difícil acesso
- Não estoque líquidos voláteis em locais que recebem luz.
- Éteres, parafinas e oleifinas formam peróxidos quando expostos ao ar. Não os estoque por tempo demasiado e manipule-os com cuidado.
- Ao utilizar cilindros de gases, transporte-os em carrinhos apropriados. Durante o seu uso ou estocagem mantenha-os presos à bancada ou parede. Cilindros com as válvulas emperradas ou defeituosas devem ser devolvidos ao fornecedor.
- Consulte a bibliografia indicada para obter informações sobre a estocagem de produtos químicos, assegurando que reagentes incompatíveis sejam estocados separadamente.
• MATERIAIS DE VIDRO E CONEXÕES
- Ao usar material de vidro, verifique sua condição. Lembre-se que o vidro quente pode ter a mesma aparência que a do vidro frio. Qualquer material de vidro trincado deve ser rejeitado.
- Vidros quebrados devem ser descartados em recipiente apropriado.
- Use sempre um pedaço de pano protegendo a mão quando estiver cortando vidro ou introduzindo-o em orifícios. Antes de inserir tubos de vidro (termômetros, etc.) em tubos de borracha ou rolhas, lubrifique-os.
- Nunca use mangueiras de látex velhas. Faça as conexões necessárias utilizando mangueiras novas e braçadeiras.
- Tenha cuidado especial ao trabalhar com sistemas sob vácuo ou pressão. Dessecadores sob vácuo devem ser protegidos com fita adesiva e colocados em grades de proteção próprias.
- Antes de iniciar o experimento verifique se todas as conexões e ligações estão seguras.
• A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
- Nunca adicione água sobre ácidos e sim ácidos sobre água.
- Ao testar o odor de produtos químicos, nunca coloque o produto ou o frasco diretamente sob o nariz.
- Quando estiver manipulando frascos ou tubos de ensaio, nunca dirija a sua abertura na sua direção ou na de outras pessoas.
- Fique atento às operações onde for necessário realizar aquecimento.
- Cuidado para não se queimar ao utilizar nitrogênio ou CO2 líquidos
- A destilação de solventes, a manipulação de ácidos e compostos tóxicos e as reações que exalem gases tóxicos são operações que devem ser realizadas em capelas, com boa exaustão.
- As válvulas dos cilindros devem ser abertas lentamente com as mãos ou usando chaves apropriadas. Nunca force as válvulas, nem as deixe sobre pressão quando o cilindro não estiver sendo usado.
- Sempre que possível, antes de realizar reações onde não conheça totalmente os resultados, faça uma em pequena escala, na capela.
- Ao trabalhar com reações perigosas (perigo de explosão, geração de material tóxico, etc) ou cuja periculosidade você desconheça, proceda da seguinte forma:
a. avise seus colegas de laboratório;
b. trabalhe em capela com boa exaustão, retirando todo tipo de material inflamável. Trabalhe com a área limpa.
c. use protetor acrílico;
d.
...