TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Titulação

Dissertações: Relatório Titulação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Titulação é o processo empregado em química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

Existem vários tipos de titulação, destacando-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação.

Titulação ácido base

Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.

Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água, um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.

Indicador

Substância que graças à mudança de cor nos dá o ponto de equivalência.

Geralmente são ácidos ou bases orgânicos fracos, que apresentam diferença de cor entre as formas presentes em seu equilíbrio de dissociação.

Objetivos :

Fornecer subsídios para a determinação experimental de concentração ou a quantidade de soluto de uma solução problema.

Materiais Utilizados :

• Bureta 50 ml

• Erlenmeyer de 250 ml

• fenolftaleína

• Garra metálica com mufa para buretas

• HCl 0,1 mol.L ( a menos um )

• NaOH concentração de aproximadamente 0,1mol.L ( a menos um )

Procedimentos:

Colocou-se a bureta no suporte logo após colocou-se o HCl na bureta até um pouco acima do zero da escala,abriu-se e fechou-se a torneira rapidamente para evitar a formação de bolhas de ar e para encher a ponta da bureta, até que a parte iniferior do menisco coincida exatamente com a divisão zero.

Então adicionou-se 20 ml de NaOHnum erlenmeyer de 250 ml e adicionou-se 2 gotas de solução de fenolftaleína. Colocou-se o erlenmeyer em baixo da bureta . Segurou-se a torneira da bureta com a mão esquerda e o gargalo do erlenmeyer como a mão direita .

Com todos os procedimentos dito feito usou-se a mão esquerda,abriu-se cuidadosamente a torneira da bureta e gotejou-se a solução de HCl na solução de NaOH do erlenmeyer, com agitação branda.

Continou-se gotejando até que a solução passou-se da coloração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com