Relatório de EStágio Supervisionado
Por: carlotaana • 13/6/2018 • Relatório de pesquisa • 973 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
IDENTIFICAÇÃO:
Instituição: Prefeitura Municipal de Monte Carmelo – CRAS Antônio Ferreira Gomes “Tonhão”.
Endereço: Rua Ronan Cardoso Naves, 1455, Vila Nova Cidade: Monte Carmelo-MG
Telefone: (34)3842-7888
Supervisora de Campo: Luciene Alves Soares Rodrigues
Estagiária: Ana Paula da Silva Carlota
E-mail: anapaulacarlotta@hotmail.com
Telefone: (34) 9- 8899.8064
Período do curso: 5º
Início do Estágio: 02/05/2017 Término do estágio: 29/08/2017
Supervisor Acadêmico:
APRESENTAÇÃO:
O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de vulnerabilidade e riscos nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, da ampliação do direito a cidadania.
Por meio do CRAS são ofertados Serviços de Proteção e Atendimento Integral a famílias (PAIF). Cabe ao PAIF à prestação de serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência, bem como o desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para os demais serviços sócios assistenciais.
O serviço social da instituição é composto por duas equipes, a equipe de referência e equipe volante. A equipe de referência é responsável pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios dentro da área urbana de abrangência da unidade, essa equipe é composta por uma Assistente Social e um Psicólogo. Já a equipe volante é responsável pelo deslocamento de profissionais para áreas rurais de abrangência do mesmo, cujo objetivo é realizar o acompanhamento das famílias e oferecer serviços sócio assistências as famílias que se encontram dispersas no território e como dificuldade de acesso aos mecanismos de proteção social.
Os Cras em Monte Carmelo foram criados em 2008 e obedecem as características físicas e operacionais do MDS, ou seja, Ministério do Desenvolvimento Social e legislação pertinente que são : Lei do SUAS- Sistema Único de Assistência Social, Política pública de Assistencia Social, Norma Operacional Básica e os serviços prestados obedecem a Legislação Tipificação dos serviços socioassistenciais e Norma Operacional Básica de recursos Humanos que prevê a equipe mínima PAIF: 01 coordenador, 01 recepcionista, 01 serviços gerais, 02 técnicos em nível superior (1assistente social e 1 psicólogo), 01 técnico em nível médio e oficineiros.
Serviços e Programas Ofertados no Cras
- Acolhimento social;
- Acolhimento Psicosocial;
- Programa de atenção Integral à Família – PAIF;
- Programa de atenção Integral ao Idoso;
- Programa Socio educativo para crianças e adolescentes de 06 a 12 anos;
- Programa Socioeducativo para adolescentes de 15 a 17 anos;
- Monitoramento e estudo social junto aos Programas de Transferência de Renda para famílias ou pessoas de baixa renda como : Bolsa Família, Pro Jovem e BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes;
- Oficinas de Trabalhos Manuais;
- Cursos Gratuitos de Auto Imagem: Designer de Sombrancelhas e Maquiagem, Cabeleleiro, Corte e Costura, Culinária Básica, etc... para as famílias referenciadas no Cras;
- Serviço Gratuito de Solicitação de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito para pessoas referenciadas no Cras.
JUSTIFICATIVA:
O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, se caracteriza pela inserção do bacharelando no espaço sócioinstitucional,o mesmo se caracteriza por um momento impar no processo de formação profissional do discente.
O estágio proporcionou ao estagiando articular a teoria adquirida na formação acadêmica com a prática da atuação profissional, analisando a discrepância que existe entre os mesmos, além da analise de contradições institucionais que premeiam esse cenário.
...