Relatórios financeiros obrigatórios
Relatório de pesquisa: Relatórios financeiros obrigatórios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: palareti • 23/5/2014 • Relatório de pesquisa • 394 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
CAPITULO - 3
1 – As Demonstrações financeiras obrigatórias são as seguintes:
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos acumulados, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor adicionado.
Justificativa: As empresas S/A estão obrigadas a emissão de todos os relatórios acima, se for empresa limitada com ativo superior a R$ 240.000 milhões ou receita bruta superior a R$ 300.000 milhões, deverão também apresentar os mesmos relatórios. As empresas limitadas que não se enquadram no exemplo acima e outros tipos societários deverão apresentar ao Imposto de renda apenas o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício e Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados.
2 – No que tange as Sociedades anônimas por ações:
I – Tem os proprietários geralmente em grande número, que são denominados acionistas.
II – Têm o seu capital dividido em partes iguais denominadas ações.
IV – Devem publicar as demonstrações financeiras no Diário Oficial ou em outro jornal de grande circulação na localidade onde se encontra a sede da empresa.
Justificativa: As empresas abrem seu capital, podendo qualquer pessoa comprar ações na Bolsa de valores, órgão que negocia as ações, e como tem muitos proprietários (acionistas) a lei manda que no final do exercício as empresas publiquem em dois jornais os relatórios contábeis para qualquer pessoa analisar.
3 – Em relação ao conteúdo das Notas Explicativas, de acordo com a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, é incorreto afirmar que o conjunto das Notas Explicativas apresenta:
A – A divulgação da análise dos resultados e da posição financeira da sociedade e o parecer da diretoria.
Justificativa: As Notas explicativas servem para esclarecimentos da situação patrimonial e dos resultados dos exercícios como exemplos abaixo:
Ajustes de exercícios anteriores, composições do capital social por tipo de ações, informações adicionais, etc.
4 – No processo de elaboração das demonstrações contábeis, as contas de natureza semelhantes que apresentam pequenos saldos:
E – Podem ser agrupadas e os saldos imateriais podem ser agregados desde ultrapassem 10% do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de designações genéricas, como diversas contas ou contas correntes.
Justificativa: Conforme artigo 176, parágrafo 2o. da Lei 6.404/76 as contas semelhantes poderão ser agrupadas e os pequenos saldos poderão ser agregados desde que não ultrapasse os 10%.
5 – São características qualitativas que tornam as demonstrações Contábeis úteis para seus usuários:
B – A confiabilidade, a comparabilidade e a compreensibilidade.
Justificativa: Os usuários tem que confiar nas informações
...