Relações Sociais
Por: Nínive Gonçalves • 12/8/2018 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
RESUMO
Este Ensaio Acadêmico é parte de uma analise da obra “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil” de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho, que tem como objetivo discutir e analisar a importância não só das Relações Sociais, mas também a rigorosa analise do Serviço Social como profissão voltado na pratica profissional dos assistentes sociais, desde uma colocação do processo de reprodução das relações sociais. De certo modo este livro trata-se da historia da sociedade brasileira e a história do Serviço Social.
Palavras chaves: Relações Sociais; Serviço Social; Produção.
INTRODUÇAO
A produção é uma atividade social, visto que é nela que ocorre a relação social, na produção envolve uma serie de etapas, para satisfação e necessidades humanas, desde a exploração de recursos naturais até o esforço humano, existindo assim relações mutuas entre os indivíduos, essa relação diversifica com o nível de desenvolvimento dos meios de produção.
No contexto de produção capitalista, remetem historicamente o tipo de divisão do trabalho, expressando o modo como os indivíduos se organizam para produzir, aplicando das forças produtivas e as relações sociais por meio das quais resulta a produção. Deste modo a relação social não condiz apenas com a base material da sociedade, mas com um conjunto de interações sociais para o desenvolvimento do corpo social.
O capital a princípio não é financeiro, é uma relação social. As relações estão invertidas quando alegam ser relações entre mercadorias, e na verdade são relações entre classes sociais antagônicas. Isso porque quem detém os recursos da base material é a burguesia, uma minoria social que explora a necessidade do proletariado em trocar e vender a sua força de trabalho.
...