Resenha Germinal
Artigos Científicos: Resenha Germinal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tabathatheo • 3/4/2014 • 559 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
RESENHA DO FILME
O Filme Germinal é um filme de 1993,baseado na descoberta de como funciona as relações de trabalho, e as lutas de classe que existiam na sociedade capitalista,na época resgatada pelo filme,e que ainda hoje existe na sociedade capitalista em que vivemos e a medida que o capitalismo instalou-se nas cidades e o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores que cresceram com as revoluções industriais. As empresas adotaram uma doutrina para conduzir seus negócios conhecidas como Liberalismo. Caracteriza perfeitamente o processo de produção de trabalho do modelo capitalista, a expansão do capital, mostrando assim de uma forma bem objetiva os opostos entre as necessidades humana e materiais.
O Filme que se passa na França no século XIX, transmite bem o momento histórico, social, econômico e político e com certeza cultural vivenciados pelos trabalhadores naquele momento. Refere-se também ao cotidiano de exploração sofrido pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de Montsou, França. Baixos salários, exaustivas jornadas e péssimas condições de trabalho são alguns dos pontos apresentados na obra. Mesmo com todas essas privações, a vida continuava conforme conseguiam sobreviver. Aos poucos os ânimos foram se alterando, os mineiros começaram a ter consciência que a forma de vida que levavam não era algo natural, justo e merecido, que enquanto eles mendigavam por pão e água ao fim do dia, os burgueses comiam carnes, vinho e biscoitos. O momento chave desses trabalhadores foi uma súbita redução de seus salários, que por sinal já eram baixíssimos. A alegação dada pelos burgueses para o acontecimento era a crise que o mundo capitalista estava vivendo, marcada pela superprodução de mercadorias e pela falta de mercados consumidores. Entretanto, os já desgastados proletários não aguentavam mais aquela situação e resolveram ir à luta, reivindicar seus direitos, entraram em greve.
Impulsionados pela ira e revolta iniciaram uma luta por melhores salários e principalmente por alimento, o qual à dias já os faltavam.
Famílias totalmente desprovidas de planejamentos estratégicos em relação à naturalidade em suas casas. Não se planejavam com os nascimentos decorridos de seus filhos ,como exemplo a família principal do filme ,a esposa de um dos trabalhadores o qual apresentava uma saúde debilitada,tinha mais de sete filhos,os quais passavam necessidades junto com seus pais e devido a situação precária de condição de vida uns morreram de fome,outra ainda muito novinha morreu doente devido as gripes,maus cuidados e o clima muito frio da região. Um dos mais velhos morreu na luta na mina após a morte do seu pai.
Fora a falta de condição de vida e planejamento, essas famílias não tinha perspectiva para os homens que cresciam para o trabalho. De acordo com o trabalho dos pais na mina era a única opção de emprego mísero que tinham. Não os permitiam opção de crescimento. Filho de trabalhador de mina seria ”mineiro“ também. Assim como os filhos da burguesia cresciam como burgueses
O resumo claro do filme e a mensagem que nos transmite é de luta. Luta que naquela época os trabalhadores já ensaiavam revoluções trabalhistas criando entre seus grupos o que hoje chamamos de sindicatos que defendiam suas ideologias e direitos.
...