Resenha Do Filme O Germinal
Casos: Resenha Do Filme O Germinal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilcimar • 27/8/2013 • 591 Palavras (3 Páginas) • 1.035 Visualizações
RESENHA DO FILME GERMINAL
CONCEITO
Germinal é o nome do primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa, é quando as sementes das novas plantas germinam, representa um germe de transformação social. Aquele broto de planta que por mais que arranquem, volta a nascer.
Este filme aborda temas como : Direitos humanos, Direito do Trabalho, Exploração do Trabalho Infantil, e inicio dos grupos sindicais .
Partindo do próprio titulo do filme , a história baseasse em fatos verídicos da grande revolução francesa no final do século XIX, quero destacar alguns pontos importantes no meu campo de visão pelo qual pude extrair do filme .
● FORÇA E INDIVIDUALISMO DO CAPITALISMO
● DESIGUALDADE SOCIAL
● TRABALHO ESCRAVO
● OS PRIMEIROS MOVIMENTOS POLITICOS DA CLASSE TRABALHADORA
● A FORÇA DE UM GRUPO
A força dos capitalista foi demostrada de forma clara , onde muitos trabalhavam para o enriquecimento de poucos, mesmo com severas crise financeiras e o momento politico delicado da época.
Em função disto a desigualdade social muito presente, onde uma família inteira tinha que trabalhar praticamente para comer, não podendo desfrutar de mais nada. É eminente que a situação era muito crítica em toda França , os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mas pobre. A fala de um deles apresenta isto; “ Esses miseráveis vivem para fazer filhos e trabalhar na mineradora “ .
Trabalho Escravo.
Sem um piso salarial, sem nenhum sistema de bonificação por produção , sem segurança e garantias para realização do perigoso trabalho, destacando também o uso e abuso do trabalho infantil, eu não percebi nenhuma escola na cidade, pois somente os filhos dos burgueses frequentavam. Exemplo disto esta na frase do senhor conhecido como ( boa morte ), “ O que é isso é sangue ? Não, é carvão , estou na mina desde os 8 anos hoje tenho
58 anos, tenho tanto no meu corpo que dá para me aquecer até a morte...”
Eles viviam em estado precário, submissos aos caprichos do dono da mineradora, e no entanto não reagiam, foi preciso alguém de fora com uma visão futurística para mostrar que havia mecanismo para mudar a história.
De uma forma pacifica e com a politica do dialogo , começaram a se reunirem e discutirem quais seriam as melhores medidas a serem tomadas.
A FORÇA DE UM GRUPO
Existe um provérbio que diz o seguinte : um cordão de três dobras é mais difícil de arrebentar.
Reuniram-se e ganharam força e coragem para buscar uma saída de uma vida inteira de sofrimento, partindo deste principio a formação dos primeiros grupos de classe trabalhadora, mesmo enfrentando o descaso, a violência , a falta de preparo de muitos do próprio grupo, eles avançaram com os seu ideais, tiveram perdas irreparáveis, mas no conjunto
...