Residuos Liquidos
Ensaios: Residuos Liquidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianemac • 4/4/2014 • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 203 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia
Engenharia Ambiental
Disciplina: Tratamento de Resíduos Líquidos I
ÁGUAS RESIDUARIAS
Acadêmica: Fabiane Lima Maciel
Professor: Osmar Mendes
Goiânia, 28 de Fevereiro de 2014
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar as partes integrantes de um sistema de tratamento de águas residuarias e suas devidas funções e também caracterização dessas águas de acordo com os aspectos físicos , químicos e biológicos.
A geração de esgotos e consumo de água também será enfatizada neste trabalho com intuito de levantar os aspectos quantitativos e qualitativos no consumo de água e na geração de esgoto.
INDICE
Os elementos integrantes de um projeto de tratamento de Água Residuárias são :
Gradeamento: Esse elemento consiste em uma grade que serve para a retirada de materiais ou resíduos grosseiros que de alguma forma irá afetar outras partes do sistema , essas grades precisam de manutenção constante para retirada dos materiais, a manutenção é realizada com rastelo.
Figura 1
Fonte: CETEL
Desarenador: Essa unidade é para retenção de substâncias granulares, ou seja, substâncias muito pequenas difíceis de serem visualizadas tais como areia e sólidos minerais e também requer manutenção com uma pá para retirada das substancias e deve ser construída de acordo com as especificações do projeto
Figura 2
Fonte:Ambiente.maiadigital
Medição de vazão: é um dispositivo que tem como finalidade a medição das vazões que passam nas tubulações, onde o operador devera fazer varias medições durante o dia. Para realizar as medidas as calhas e os vertedouros deverão estar limpos para obtenção de melhor resultado e também devem ser registrados os valores em uma ficha de controle.
Fonte: Aquitart e Flexim
Caixa de gordura: Consiste em separar a gordura da água essa técnica ocorre por meio da flotação com ajuda do sistema hidráulico, fazendo com que o material gorduroso siga a mesma direção e daí elas se juntam e são separadas da água , essa gordura é guardada em um recipiente e destinada corretamente .
Fonte: Fibrasil
Peneiramento: Unidade responsável pela remoção de sólidos com diâmetro superior 0,5 á 2,0 mm. Deve sempre retirar o material que ficou retido na peneira , para não evitar o escoamento da água.
Fonte: AEC web
Flotador: a flotação no tratamento de efluentes e água separa líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção. São dois os tipos básicos de flotação: flotação por ar dissolvido, com microbolhas da ordem de micra e flotação por ar disperso, com bolhas maiores. A eficiência da flotação ou flotador depende da relação ar/sólidos e tamanho da bolha. O flotador funciona por redução de densidade das impurezas fazendo-as flutuar.
As microbolhas na câmara de flotação se prendem às partículas sólidas e óleos formando aglomerados carregados para a superfície formando uma espuma, então retirada. A flotação permite o controle e remoção de gases e odores da água e controle parcial dos agentes de produção de odores (microorganismos). Os flotadores podem ainda substituir clarificadores trabalhando em sobrecarga.
Figura WWW.snatural.com.br
Equalização: A vazão de uma água residuária em uma unidade industrial pode variar amplamente dependendo do tipo e variedades de processos e em função de suas etapas a finalidade da equalização e regularizar a vazão e homonogeizar a concentração.
Fonte:nscaravaggio
Fossas sépticas: São câmeras que servem para reter os despejos por um período de tempo estabelecido de forma a permitir a sedimentação dos sólidos e reter o material graxo contido no esgoto , transformando o bioquimicamente em substancias mais simples e estáveis .
Fonte: EBAH
Sumidouros: São poços absorventes que recebem os efluentes das fossas sépticas, tem vida útil longa devido a capacidade de infiltração do liquido e são praticamente isento de sólidos causadores de infiltração do solo.
Fonte:teraambiental
Lagoa de estabilização: E um sistema de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica ou redução da fotossíntese das algas.
Fonte : Sanep
Lagoa anaeróbia: é onde predomina o processo de fermentação anaeróbia, imediatamente abaixo da superfície não existe oxigênio.
Lagoa facultativa: é onde ocorre o processo de fermentação anaeróbica ,oxidação aeróbia e redução fotossintética. Onde o fundo é uma zona anaeróbica e próximo á superfície existe uma zona aeróbia de atividade biológica onde ocorre a fotossíntese das algas.
Lagoa de maturação: usada como refinamento dos esgotos tratados por qualquer outro processo, inclusive por lagoas.Reduz bactérias , sólidos em suspensão, nutrientes e uma pequena parcela de DBO.
Fonte : meioambiente. monteaprazível
Filtro biológico:É um
...