Residuos Solidos
Artigos Científicos: Residuos Solidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianamarinho • 5/6/2014 • 833 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 03
2 JUSTIFICATIVA ....................................................................................... 04
3 OBJETIVOS .............................................................................................. 05
Objetivos Gerais ................................................................................... 05
Objetivos Específicos ........................................................................... 05
4 METODOLOGIA ....................................................................................... 06
5 AVALIAÇÃO ............................................................................................. 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................ 08
1 INTRODUÇÃO
O envolvimento da escola com o tema resíduos sólidos (lixo) gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças. Essa necessidade significa dizer que o professor, ele precisa buscar subsídios para que possa discutir com a criança, as informações obtidas e mostrar que o processo de conhecimento é permanente, e que um dos atributos mais importantes da espécie humana é a imensa curiosidade; é a eterna condição de ser aprendiz.
“O lixo não é um problema da natureza. A natureza não tem lixo porque tudo nela se recicla”. É doloroso saber que após a nossa morte, o lixo que produzimos continuará habitando nosso planeta. O eixo temático é a reciclagem orgânica e o que se pretende através dela é promover, nas pessoas envolvidas, o desenvolvimento das capacidades ligadas à participação, à corresponsabilidade e à solidariedade. Promover a educação ambiental com foco em resíduos sólidos, aplicar uma estratégia cognitiva que sensibiliza e produz uma mudança de valores, percepções e sentimentos que possibilita a transformação dos hábitos de consumo para que possamos para e pensar, ou seja, “reduzir, reciclar, repensar e reutilizar”.
A educação ambiental, ela surge, então, como um esforço pedagógico de articular conhecimentos, metodologias e práticas ditadas pelo paradigma da sustentabilidade. Ela pode ser vista como a estratégia inicial do desenvolvimento sustentável através da qual as pessoas não só se qualificam, mas se sensibilizam para reencontrar suas pertinências e afinidades com a natureza e o universo.
2 JUSTIFICATIVA
“As árvores, as flores, os pássaros, os rios, os animais, as pessoas... tudo isso é parte da natureza. Cuidando do meio ambiente ao seu redor, você estará ajudando a si mesmo”.
Jean Green
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade são as más condições no mundo. A questão ambiental, com suas graves consequências, como os resíduos sólidos, nos alerta a parar e agir a favor de uma cultura ecologicamente correta. A transformação do meio ambiente é uma realidade que merece uma atenção especial de toda a sociedade, tendo em vista que, cada dia surgem novos problemas relacionados à saúde do planeta, comprometendo a sustentabilidade da vida.
O desenvolvimento sustentável necessita ser compreendido e incorporado ao mundo que cada pessoa constrói em seu domínio de condutas com as demais pessoas com quem convive. A educação ambiental surge, então, como um esforço pedagógico de articular conhecimentos, metodologias e práticas ditadas pelo paradigma da sustentabilidade. A educação ambiental pode ser vista como a estratégia inicial do desenvolvimento sustentável através da qual as pessoas não só se qualificam, mas se sensibilizam para reencontrar suas pertinências e afinidades com a natureza e o universo, ponto de partida substantivo do paradigma da sustentabilidade.
Vale ressaltar a importância da parceria família-escola como forma de tornar concreta uma aprendizagem que contribua para que as crianças percebam e entendam as consequências ambientais de suas ações nos locais que frequentam e/ou vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais torna-se cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Promover
...