Residuos Solidos
Ensaios: Residuos Solidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ceidiane • 8/11/2014 • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 174 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 03
2 DESSENVOLVIMTO ................................................................................... 04
3 CONSIDERACÕES FINAIS ........................................................................ 05
06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O jogo ou brincadeira é uma linguagem da criança e é importante que ela esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a expressão corporal, ou seja, atividades que chamem a atenção da criança e sua espontaneidade. Os jogos e brincadeiras na educação infantil são de suma importância para o desenvolvimento da criança/aprendizagem, uma vez que as crianças desenvolvem o raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída. Ao trabalhar com jogos e brincadeiras é sempre necessário que haja uma finalidade de meios a serem oferecidos para que a criança possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender. É importante também que o professor conheça os objetivos do jogo, domine as técnicas, a vivencia e as possibilidades de utilizá-los em suas aulas. Brincando a criança desenvolve potencionalidade, ela compara, analisa, associa, classifica, conceitua e cria. Os jogos e brincadeiras traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver sua inteligência, suas habilidades e criatividades, além de aprender a socializar-se com outras crianças e adultos, no ambiente escolar. Além de apresentar a sala de aula como um espaço para comtemplar seu raciocínio e a construção do conhecimento pelos alunos, os jogos e as brincadeiras podem ser para o professor, um espaço de observação de seus alunos. O professor precisa estar atento ao apresentar um jogo para direcionar a sua atividade planejada, respeitando o tempo de cada criança na construção dos conceitos e objetivos que deseja atingir durante a atividade. “Soubéssemos nos adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos então, aprender com as crianças” (Monique Deheinzelin).
2 DESENVOLVIMENTO A ciência tem demostrado a importância que o jogo e o brincar tem no desenvolvimento humano. E isto é tão importante para os mais pequenos, que dão os seu primeiros passos na compreensão de si e do mundo que os rodeia, quanto para os mais velhos, que procuram satisfazer formas alternativas de promover a aprendizagem e o seu bem estar. Por outras palavras, nos primeiros tempos o jogo e a brincadeira ajudam a definir quem somos e o que conhecemos e, a medida que crescemos evoluímos, vão se tornando alternativas para resolver situações concretas do dia-a-dia, como no trabalho, nas relações sociais ou simplesmente nos momentos de lazer. Na brincadeira ‘elefante colorido’ foi o jogo apresentado, é possível, além de se diverti muito, movimentar o corpo, explorar as cores e o ambiente, assim como aproximar as crianças, através do contato com o corpo em que se brinca, faz criar estratégias para alcançar o objetivo (não ser ‘pego’ a achar as cores pedidas), pois o raciocínio lógico e rápido, a agilidade, atenção e a observação são fundamentais. Está brincadeira ela visa que as crianças identifiquem as cores em determinado ambiente. Está possibilita o desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva, além disto interação com o grupo. Como toda brincadeira, está também tem objetivos que contribuem para o desenvolvimento da criança e quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimentos em estresse e sem medo, desenvolvemos a sociabilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente. Todo aprendizado que envolve o brincar é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida. A brincadeira foi um momento muito importante de interação, onde mim senti envolvida com as crianças, e para a criança ela tem um significado ainda maior. Como mostra Sarmento: “O brincar é um dos primeiros elementos fundacionais das culturas da infância” (SARMENTO, 2003), já que possibilita as crianças se aproximarem uma das outras e interagirem entre si, para assim compartilhar de sentidos e significados. A brincadeira se torna, portanto, fundamental na aprendizagem da sociabilidade. Refletir a esse respeito nos faz pensar sobre a importância de que brincadeiras como essa deve ser trazida para serem realizadas e incentivadas no ambiente escolar, já que a brincadeira representa muitas vezes o principal ou o único momento em que as crianças podem interagir com os seus pares e desenvolve sua capacidade de socialização, de conhecer o outro e aprende nesta relação, pois como diz Sarmento: “ O brincar é a condição da aprendizagem e, desde logo da aprendizagem da sociabilidade.
...