Resumo Cpc 15
Dissertações: Resumo Cpc 15. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: junior_guerini • 29/3/2014 • 339 Palavras (2 Páginas) • 3.667 Visualizações
Resumo do CPC nº 15 – Combinação de Negócios
Esse CPC busca melhorar a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade das demonstrações contábeis dentro de uma combinação de negócios e sobre seus efeitos. Não é aplicável na formação de empreendimentos controlados em conjunto, na aquisição de ativo ou grupo de ativos que não constitua negócio e em combinação de entidades ou negócios sob controle comum.
Estabelece princípios e exigências da forma como o adquirente mensura e reconhece os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e as participações societárias e não controladores na adquirida.
O ágio por expectativa de rentabilidade futura advindo da combinação de negócios ou ganhos provenientes de compra vantajosa e determina quais as informações devem ser divulgadas para possibilitar que os usuários dessas demonstrações possam analisar a natureza e os efeitos financeiros da combinação de negócios.
Deve ser contabilizada cada combinação de negócios, pela aplicação do método de aquisição, reconhecimento e mensuração dos ativos identificáveis adquiridos, dos passivos assumidos e das participações societárias de não controladores na adquirida, reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura ou ganho por compra vantajosa.
O reconhecimento dos ativos identificáveis adquiridos, passivos assumidos e as participações societárias de não controladores na adquirida devem atender na data da aquisição à estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, onde devem ser apresentados pelos valores justos da data de aquisição. O ágio deve ser reconhecido por expectativa de rentabilidade futura, na data de aquisição, mensurado pelo montante que exceder a soma e o valor líquido, porém, ocasionalmente, m adquirente pode realizar uma compra vantajosa, entendendo-se como uma combinação de negócios cujo valor determinado pelo valor líquido do ágio é maior que sua soma.
...