Resumo De Administração Financeira E Orçamentária
Artigo: Resumo De Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sonadja • 23/9/2014 • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 4.932 Visualizações
RESUMO: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.
Finanças é o conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Mas, precisa-se ter uma análise antes de expor a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Podemos verificar que as finanças faz parte do cotidiano, seja no controle dos recursos para compras e aquisições, como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, produção, contabilidade, na administração geral, gerencial e operacional em que se toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.
A forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores recursos para a condução financeira da empresa, é a administração financeira.
A área administrativa, é considerada o eixo da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando a vitalidade para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.
É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.
Pelo benefício que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que confundem-se, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.
Área de atuação das finanças:
• Finanças corporativas: abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela.
• Investimentos: São recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro.
• Instituições Financeiras: São empresas que analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais– podendo ser aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros – determinando qual apresentará uma posição financeira suficiente à atingir determinados objetivos financeiros, analisados por meio da avaliação dos riscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade.
• Finanças Internacionais: São transações diversas podendo envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior, sendo preciso um analista financeiro internacional que conheça e compreenda este ramo de mercado.
Funções Básicas das Finanças:
• Análise, planejamento e controle financeiro: Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisar a capacidade de produção, tomar decisões estratégicas, buscar sempre alavancar suas operações, verificar não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolver e implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.
• Decisões de investimentos: Consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos
...