Romantismo
Tese: Romantismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biel12 • 14/9/2014 • Tese • 604 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Todos os estados tem ordenamentos juriticos compostos por normas, onde se destinguém determinados valores protegidos pelo direito. Para que possa compreender todo o envolvimento que este problema comportado. A historia do direito não se reduz a um inventario, nem se limita a erguer e resolver os antecedentes históricos das instituições.
A verdades fundamentais a serem consideradas por mais que se pretenda afogar o passado, o fundo tradicional sempre emerge. Historia do direito, presente desde de épocas remotas que se perdem na origem das civilizações , teve o seu estudo instituciolanizado de dois séculos para cá. Para comprova dessa assertiva,impõe-se,então o retorno ao século XVIII e ao regime que vigia Portugal.
A apreciação de exímio educadores não se limitou a critica á sobre a maneira ultrapassada pela qual era ministro o curso jurídico da universidade de Coimbra. O professor designado para regra a cadeira seria obrigado a forma um “compêndio elementar de historia do direito.
Anos mais tarde, com a extinção do curso de doutorado se cria uma pós-graduaçao para os mestrados e doutorados. Estudos históricos continuam a compor o rol das disciplinas ofertadas aos interessados. Na frança a historia do direito da universidade livre de Bruxelas traz no primeiro ano de graduação a historia da Bélgica, historia do direito e o direito da Roma.
Durante a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía muitos terrenos (poder econômico), influenciava nas decisões políticas dos reinos (poder político), interferia na elaboração das leis (poder jurídico) e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade (poder social).
Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas (verdades incontestáveis). Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião católica). A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja.
Por outro lado, alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se à copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou, sendo retomada na época do Renascimento Cultural.
Enquanto parte do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais) preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-se aos pobres.
A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitraisdas igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório (papa entre os anos de 590 e 604) criou o canto gregoriano. Era uma outra forma de transmitir as informações
...