SINTESE DO CLORETO DE HEXAAAMINONIQUEL II
Trabalho Universitário: SINTESE DO CLORETO DE HEXAAAMINONIQUEL II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ludmithelle • 19/3/2014 • 229 Palavras (1 Páginas) • 905 Visualizações
1. Introdução:
A partir de um composto de níquel que em solução aquosa realiza reações de oxidação dos íons metálicos. Apresenta forma octaédrica , formado o íon [Ni(H20)6]2+ , de cor verde. A partir da reação deste composto pode-se obter a formação do complexo cloreto de hexaaminoniquel (II), que é resultado da troca de moléculas de água por moléculas de amônia formando um complexo octaédrico.
O cloreto de hexaaminoniquel (II) é um sólido azul violeta com estrutura cristalina cúbica, paramagnético, solúvel em água e em solução aquosa de amônia, mas insolúvel em amônia concentrada, álcool etílico, acetona e éter e pode resultar na formação de um precipitado de Ni (OH)2.
2. Objetivo
A prática em laboratório teve com objetivo demostrar a partir da síntese do complexo cloreto de hexaaminoníquel (II), como ocorrem as reações de oxidação e hidrolise.
3. Parte Experimental
3.1 Reagentes e Materiais Utilizados
-Materiais
2 béqueres de 50 ml, 1 béquer de 100 ml, espátula, balança analítica, bastão de vidro, bico de gás, tela de amianto, 2 tubos de ensaio com tampa, banho de gelo, proveta de 10 ml, proveta de 25 ml, papel de filtro, funil de bünchner, kitassato, bomba de vácuo, vidro de relógio, dessecador.
-Reagentes
Cloreto de hexa-hidratado (NICL26H2O), água destilada, 15 ml de hidróxido de amônio (NH4OH), acetona.
-Procedimentos
Pesou-se 6,0012 g de cloreto de níquel hexa-hidratado e dissolveu-o em 10 ml de água, misturando com o auxílio de um bastão de vidro;
...