SOS CORPO: Anorexia E Bulimia
Exames: SOS CORPO: Anorexia E Bulimia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ale_arend • 17/3/2015 • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 463 Visualizações
SOS CORPO: ANOREXIA E BULIMIA
Alessandra Arend da Silva
Estéfani Caroline Petry Lauxen
Joice Regina Waldow Waier
Introdução
O trabalho tem como objetivo falar sobre a Anorexia e Bulimia. E o quão mal essas doenças causam a quem as praticam. Para muitas pessoas não passa de “frescura”, mas na realidade é um sério distúrbio alimentar que atinge vários jovens com idade de 12 a 22 anos.
A maioria dos jovens que realizam as chamadas “ANA” e “MIA” fazem isso para buscar a “beleza ideal” que a sociedade e a mídia desenharam para todos. Modelos e atrizes são as que mais incentivam as jovens a emagrecer de forma rápida e fácil, mas elas esquecem também de falar que isso trará grandes consequências à sua vida e saúde.
Nosso maior objetivo é conscientizar as jovens que desejam emagrecer, que o melhor a fazer é buscar por ajuda médica e psicológica.
Introduzimos esse tema ao trabalho com a relação à Anorexia e Bulimia. Para começar o trabalho precisava-se saber o quanto as pessoas sabiam sobre esse assunto para assim poder informar a todos o pouco que é falado sobre essas graves doenças que pode estar acontecendo em nosso meio de amigos e família.
As pessoas sabem muito pouco desse assunto que atinge muito jovens que podem não falar, mas estão sofrendo por isso. Ninguém quer ter uma doença que pode levar a morte, quem dirá o próprio inicia-la.
A metodologia teve como base um formulário com sete questões realizado na escola Polivalente que abordava o assunto referido. Terminando o trabalho foi constatado que os jovens sabem muito pouco sobre o assunto, e que podem estar passando por isso e não ter a mínima ideia de que se trata de uma doença que pode levar a morte.
O que é Anorexia e Bulimia?
Doenças muito comuns no meio da juventude de hoje, que muitas vezes as praticam sem saber as consequências e as diferenças entre elas. Muito frequente entre jovens de 12 a 22 anos, que normalmente buscam estar de acordo com o padrão de beleza que a sociedade impôs todo dia por meio da mídia.
Muitos não sabem, mas entre essas duas doenças á uma grande diferença, pessoas que praticam a Anorexia não comem por se sentirem gordas, assim acabam passando dias sem comer qualquer de alimento sólido e nutritivo que as sustente. A anorexia é um problema que possui riscos clínicos e que pode levar à morte por desequilíbrio dos componentes sanguíneos ou suicídio, as pessoas que apresentam a anorexia raramente assumem que estão doentes.
Já a Bulimia é quando a pessoa come tudo o que tem vontade e logo em seguida força o vômito, assim mantendo o seu peso de sempre, mas “sem ficar sem comer”. Quando induzem o vômito, o fazem às escondidas. Essa doença causa graves problemas ao organismo, como a inflamação da garganta, arritmias cardíacas e inflamação nas glândulas salivares.
Segundo o site Bensaúde (2014). “O anoréxico pode morrer em estado de desnutrição. Desidratados, os pacientes sofrem perda de eletrólitos, principalmente potássio, fundamental para o funcionamento muscular e cardíaco.”
O bulímico pode morrer devido aos métodos purgativos, há pacientes que chegam a vomitar 15 ou 20 vezes por dia que estimulam a desidratação e perda de fibras.
Em média no Brasil por ano cerca de 20% dessas pessoas morrem por culpa dessas doenças.
FONTE<http://anorexia-art-tumblr.html> FONTE<http://galleryhip.com/anorexia-art-tumblr.html>
Principais causas
As causas são muitas, mas as mais frequentes são o bullying, depressão, isolamento social e falta de atenção familiar, fazendo com que esses jovens busquem um método de escape na comida e na busca do peso e beleza “ideal”. Normalmente uma pessoa desenvolve esse tipo de doença psicológica por ter baixa autoestima e falta de amor próprio, que é um problema muito frequente, principalmente meninas.
Em geral, os pacientes bulímicos ou anoréxicos, muito antes da doença começar realmente, apresentam alterações no comportamento: hábito de fazer dieta mesmo quando já possui o peso certo para seu tipo físico nunca está satisfeito com o que se depara em frente ao espelho, mantendo assim um afastamento cada vez mais regressivo com as pessoas do seu meio social.
Tratamentos
Primeiro para poder começar um tratamento, a pessoa deve assumir que possui uma séria doença e que precisa de ajuda. A família antes de criticar precisa reconhecer e apoiar a pessoa em tudo que ela precisar.
Após assumir a sua doença deve procurar ajuda média, nutricional e psicológica, para assim iniciar um verdadeiro tratamento. A terapia é um dos principais meios de ajudar a “curar” esses distúrbios, é a parte mais difícil de todo tratamento, pois se a pessoa sentir que nas poucas sessões não tiver resultados abandonará tudo mesmo antes de iniciar corretamente.
Tendo sempre o apoio dos familiares e amigos por perto e incentivando é o que mais á ajuda para ter a certeza que se tratar é o caminho mais correto, muitos ainda precisam de medicamentos antidepressivos para controlar todo o stress que sente, remédios
...