TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA MECÂNICA

Artigo: SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA MECÂNICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 5

A tecnologia HYbrid Air

O caderno de encargos dessa tecnologia tinha objetivos bastante claros: a redução substancial do consumo e das emissões de CO2, em todos os continentes, mediante uma tecnologia acessível em termos de preço e aplicável aos veículos de passeio e utilitários que compõem os segmentos B e C.

Para atingir esses objetivos o HYbrid Air combina tecnologias já comprovadas: a nova geração de motores de três cilindros a gasolina e ar comprimido. No total, 80 patentes materializam as competências mobilizadas nesse importante trabalho de P&D.

Princípio de funcionamento

O HYbrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias – acelerações e arrancadas.

Essa tecnologia utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas que já foram amplamente comprovados em outros setores, como a aeronáutica. O HYbrid Air é constituído por:

- um reservatório de energia que contém ar comprimido, disposto sob a carroceria, no túnel central;

- um reservatório de baixa pressão, situado na altura da travessa da suspensão traseira e que serve de vaso de expansão;

- um grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô, na transmissão.

Essa última é composta por um trem epicicloidal automatizado para gerenciar a repartição entre as duas energias, que substitui o câmbio mecânico e oferece a possibilidade de automatizar a troca de marchas.

O motor térmico é um três cilindros a gasolina de última geração. Ele dispõe das mais modernas tecnologias: otimização do peso e da compacidade através da maior integração possível dos componentes, redução dos atritos internos mediante a utilização de um revestimento Diamond Like Carbon, gerenciamento térmico Split Cooling para um aumento mais rápido da temperatura etc.

O HYbrid Air apresenta, assim, a vantagem de ser compatível com a plataforma existente em benefício da habitabilidade, da modularidade e do volume do reservatório de gasolina, que se mantêm inalterados.

Três modos: Air (ZEV), Gasolina e Misto.

O supervisor vai pilotar as duas fontes de energia para obter o melhor rendimento possível em função da situação. A passagem entre os três modos disponíveis ocorre de maneira totalmente transparente para o condutor.

No modo Air (ZEV), apenas a energia contida no ar comprimido faz o veículo avançar. Ao se dilatar, o ar ocupa um espaço cada vez maior no reservatório de energia e desloca um volume de óleo correspondente. O óleo é um vetor de energia que alimenta o motor hidráulico acoplado ao trem epicicloidal. Com o motor térmico desligado, o veículo se desloca sem consumir gasolina nem emitir CO2. Esse modo tem sua melhor expressão na circulação urbana.

No modo gasolina, apenas o motor de três cilindros a gasolina 1.2 VTi equipa o veículo. Esse motor se beneficia das últimas tecnologias para obter, em comparação com a geração precedente, um peso reduzido de 21 kg, atritos diminuídos em 30% e com um gerenciamento térmico evoluído para atingir mais rapidamente a temperatura de funcionamento ideal. Esse modo é particularmente adaptado para estradas e autoestradas, com velocidade estabilizada.

No modo Misto, os motores a gasolina e hidráulico funcionam conjuntamente para deslocar o veículo, em proporções ajustadas em função da situação, a fim de atingir o consumo ideal. Flexível, o HYbrid Air pode alimentar o motor hidráulico a partir de duas fontes. Enquanto a quantidade de energia contida no reservatório de ar comprimido se mostrar suficiente para atender à demanda do condutor, o motor hidráulico funciona a partir dessa fonte. Em seguida, se necessário, ele pode ser alimentado diretamente pela bomba hidráulica. Esse modo se destina especialmente às fases transitórias na cidade e na estrada (arrancadas, acelerações).

O reservatório de energia pode ser recarregado de dois modos. Nas desacelerações (ao frear ou tirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com