Saneamento Basico
Trabalho Universitário: Saneamento Basico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUNIZZA • 26/12/2014 • 374 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
INTRODUÇÃO
A administração das operações tem grande importância no crescimento ou não de uma empresa, tornando-se cada vez mais estratégica, garantindo o melhor uso dos recursos. Neste trabalho será tratado, basicamente, uma breve análise de uma empresa de engenharia situada em Goiânia com os conceitos fundamentais das operações.
Empresa/razão social: Construtora Fort Ltda
Localidade: Goiânia, setor Oeste.
Ramo de atividade: Saneamento
Verificação de serviços prestados
A construtora trabalha diretamente na execução de obras e os serviços prestados internamente são os chamados burocráticos afim de garanti plena harmonia durante a execução e pós obra.
Existe ainda uma pequena parcela de empreendimentos partidos de dentro do grupo gestor da empresa. Nesse caso, todos os serviços são terceirizados desde projetos, execução e vendas imbobiliárias.
Análise
Conforme verificado, a construtora não oferece uma alta variedade de serviços. Os serviços prestados não são temporários, uma vez que durante todo o ano nenhum departamento (compra, RH, licitação), fica sem demanda.
O contado com o consumidor chega a ser mínimo, uma vez que quase cem porcento das obras executadas são “ganhadas” em licitações e são da Saneago.
Gestão estratégica da empresa
Foi apurado que o funcionamento da construtora se dá por departamentos, sendo cada um responsável diretamente pelos exercícios que lhes competem. São aqueles: departamento de RH, departamento de engenharia, departamento de licitações, departamento de contabilidade, departamento de compras e departamento financeiro.
O contado entre os departamentos é feito apenas pelo responsável por cada um. Todas as ações feitas por outros funcionários são por meio de um sistema online de gestão. Sendo cada funcionário responsável pelo que faz.
CONCLUSÃO
Considerando o pouco conhecer do grupo sobre a análise de uma empresa, foi concluído que a construtora estudada faz uma boa gestão dos inputs e outputs.
O sistema interno de gestão atende, democraticamente, à todas as necessidades atuais da construtora.
Pelo grupo de trabalho não foi possível enxergar algo que possa ainda mais sistematizar estrategicamente a empresa, porém, todos têm a consciência de que é sim possível alcançar isso.
Conclui-se também que a integração diária com os processos da construtora abriria a visão para as possíveis melhorias das atividades prestadas.
REFERÊNCIAS
...