TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança No Laboratório

Pesquisas Acadêmicas: Segurança No Laboratório. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 7

Substâncias Químicas Tóxicas

Substâncias tóxicas são caracterizadas como substâncias que são capazes de provocar danos à saúde humana ou até mesmo a morte.

As vias pelas quais os produtos tóxicos podem atingir o organismo são as seguintes: inalação, absorção cutânea e ingestão.

A inalação é a via de intoxicação mais comum, e a que possui absorção mais rápida, pois com a inalação, a substância não terá que vencer muitas barreiras teciduais para agir nos sistemas, circulatório e respiratório, ocorrendo o alastramento e a intoxicação mais rápida.

A absorção cutânea também é comum devido ao descuido ao realizar experimentos no laboratório. A absorção pode ocorrer de duas formas:

• Primeira intoxicação: Irritação devido ao contato direto da sustância tóxica com a pele, por exemplo o contato com ácidos ou bases.

• Segunda Intoxicação: A substância tóxica pode ser absorvida pela pele ou ocorrer interações das proteínas da pele com a substância e a mesma substância consegue atingir outros sistemas do organismo, como por exemplo o circulatório, causando uma intoxicação maior.

A ingestão de substâncias tóxicas podem acarretar na irritação da mucosa do esôfago, estômago ou pode também ocorrer interação da substância com a mucosa gastrointestinal havendo uma intoxicação secundária.

Nosologia das Substâncias Tóxicas

As substâncias tóxicas podem causar vários tipos de intoxicações ao organismo, e elas são classificadas de acordo com o tipo de irritação, lesão ou dano que podem causar.:

• Irritantes: Amônia, Tetracloreto de carbono, Clorofórmio, entre outras.

• Corrosivas: Ácidos concentrados em geral( sulfúrico, clorídrico, clorossulfônico, etc) e bases concentradas (NaOH, entre outras).

• Oxidantes: Cianetos, tetróxido de ósmio , peróxido de hidrogênio, entre outros.

• Carcinógenos: Óxido de etileno, benzeno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, acetato de uranila.

• Mutagênicos: compostos de chumbo ( citrato de chumbo) , anilina, diclorometano

• Teratogênicos: chumbo, formaldeído, difenilamina, entre outros.

Estado Físico das Substâncias Tóxicas

As substâncias tóxicas podem estar presentes em diferente estados físicos. São eles:

• Líquidos

• Sólidos

• Gases

• Vapores

• Poeiras

• Névoa

• Neblina

• Aerodispersóides

Procedimentos Especiais no Manuseio e Estocagem de Substâncias Tóxicas

Ao manusear substâncias tóxicas todos os cuidados devem ser tomados, primeiramente deve-se ler o rótulo da substância e procurar através do seu número de CAS todas as informações sobre o produto, físico-químicas e toxicológicas. Após achar todos os dados da substância, ficará mais fácil saber como manuseá-la, se a mesma deve ser manipulada na capela, por ser bastante volátil, ou se é inflamável, ou corrosiva, altamente reativas ou oxidantes. Na manipulação dessas substâncias deve-se utiliza os EPI (equipamentos de proteção individual), como luvas, óculos de proteção, luvas, jaleco.

As substâncias tóxicas devem ser armazenadas de acordo com o seu nível de toxicidade:

a) Grupo de Embalagem I: substâncias e preparações que apresentem risco de toxicidade muito elevado;

b) Grupo de Embalagem II: substâncias e preparações que apresentem sério risco de toxicidade;

c) Grupo de Embalagem III: substâncias e preparações que apresentem risco de toxicidade relativamente baixo.

Os critérios utilizados para avaliar o nível de toxicidade são determinados através da experiência humana, de uma posterior intoxicação, quando não houver nenhuma posterior intoxicação humana, os testes relativos à toxicidade de determinada substância será realizado com animais e classificado da seguinte forma:

O CL50 é um padrão que define a toxicidade de determinada substância em estado de pó ou neblina levando em consideração, o tempo de exposição do indivíduo ( geralmente de 1 hora). O CL50 pode ser calculado através da seguinte fórmula matemática:

Já substâncias tóxicas que tem toxicidade quando ingeridas ou em contato com a pele tem seu padrão de toxicidade definido através do cálculo do seu DL50. O DL50 pode ser calculado através da seguinte fórmula:

O manuseio e a estocagem de uma substância também são definidos pela nosologia de cada substância:

• Substância Inflamável:

Devem ser conhecidas as seguintes propriedades dos produtos inflamáveis: ponto de ebulição ( orrosive e em que o material passa ao estado de vapor), ponto de fulgor, ( orrosive e na qual o material se inflama se houver fonte de ignição próxima embora a chama não se mantenha) e tipo de extintor adequado para ser usado em caso de incêndio. O tipo de recipiente adequado para líquidos inflamáveis depende em parte do volume estocado e da frequência com que é manipulado. A quantidade de líquido inflamável em estoque deve ser a mínima necessária, sendo que grandes quantidades de inflamáveis, devem ser estocados em almoxarifados especiais. Uma ventilação adequada para remoção dos vapores deve ser providenciada além de um sistema de drenagem de líquidos derramados, com descarga em local seguro. Embora seja prático, recipientes de vidro devem ser evitados na estocagem de líquidos inflamáveis. Pequenas quantidades de líquidos inflamáveis (menos de 20 litros podem ser estocados em latas devidamente rotuladas. Recipientes em aço inoxidável são mais adequados quando é considerada a pureza do inflamável).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com