Serológico
Seminário: Serológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrina • 10/3/2014 • Seminário • 611 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
A Serologia ou Sorologia é o estudo científico do soro sanguíneo.
No sangue tem uma parte líquida, o plasma, e uma parte figurada, que são os glóbulos e as plaquetas. O soro é uma parte do plasma depurado de uma proteína por processo técnico. Nessa parte do sangue é mais fácil detectar a presença de anticorpos, que, por serem específicos para as doenças, permitem o diagnóstico. É claro que se a suspeita clínica é sobre hepatite, o encontro de anticorpos contra essa doença confirma o diagnóstico. A palavra soro necessita sempre de um vocábulo complementar que o identifique perfeitamente, mas, em seres humanos, é sempre relacionado com sangue. Assim, o soro fisiológico, o soro hiper-imune e o soro sanguíneo são diferentes, mas sempre relacionados, de alguma forma, com o plasma do sangue.
Na prática, o termo se refere ao diagnóstico e identificação de anticorpos e ou antígenos no soro.
SOROLOGIA
O que é ? Para que serve ?
Sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo.
TESTES SOROLÓGICOS
Os testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para detecção e a quantificação de antígenos ( substância química ou orgânica capaz de produzir anticorpos ) e anticorpos ( substância do sangue capaz de destruir bactérias), ou outras substâncias que desempenham o papel de antígeno no ensaio, tais como drogas, hormônios, ácidos nucléicos, citocinas, receptores de células, etc. Podem utilizar reagentes não-marcados ou reagentes marcados.
Com relação aos métodos, tem-se observado uma tendencia ao aperfeiçoamento e a consolidação dos teste já existentes, e o mesmo tempo, de emprego de tecnologia emergentes, a fim de aumentar o nível de sensibilidade e de confiabilidade dos resultados obtidos e tornar os teste mais rápidos, de mais simples execução e adaptáveis a processos automatizados.
Os testes sorológicos tem se tornado cada vez mais refinados e de execução simples. Porém, para se garantir a qualidade dos resutlados são necessários rigoroso controle e cuidadosa interpretação.
Além disso os testes sorológicos tem sido utlizados com sucesso na pesquisa de anticorpos. Assim, os testes sorológicos tornaram-se auxiliares importantes em processos visando um diagnóstico individual e de pesquisa epidemiológica.
Importância da pesquisa de anticorpos no diagnóstico individual.
1 ) Quando há sintomas e sinais clínicos do paciente que confundem o médico, a pesquisa por anticorpos específicos ( feita através de testes padronizados ) pode definir qual patologia está em questão.
Exemplo: toxoplasmose X rubéola
1) Teste do Pezinho:
O Teste do Pezinho é um exame realizado em recém-nascidos que tem por objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança. É gratuito e obrigatório, por isso, todo bebê nascido em território brasileiro deve fazer o teste no momento da
...