Servico social
Por: 7705235 • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
Vanessa marques maia
projeto de ação
[pic 3]
Assis
2014
vanessa marques maia
projeto de ação
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Políticas Sociais II, Políticas Públicas da Família e Ética e Legislação Profissional.
Prof. Pereira, Maria Lucimar, Santini, Maria Angela
Assis
2014
1. APRESENTAÇÃO
Projeto: Resgatando vidas
O projeto acima visa o direito do cidadão quanto à liberdade, à participação, à garantia da vida, à sobrevivência e ao bem-estar, rompendo antigos padrões societário.
Os direitos prescritos no Estatuto da Criança e do Adolescente apontam para a formulação, a gestão e o controle de políticas sociais de forma democrática sendo um instrumento que colabora decisivamente na identificação dos mecanismos e exigibilidade dos direitos constitucionais da população infanto-juvenil, abrindo um espaço para a denúncia e o ressarcimento de qualquer fato que viole os direitos das crianças e adolescentes. Atualmente a sociedade e os Estados brasileiros promovem o enfrentamento dos diversos tipos de violência garantindo às crianças e adolescentes o exercício de seus direitos, oferecendo atendimento e dando suporte nos casos de abuso, obtendo resultados eficazes, mas infelizmente falta muito a ser alcançado pois ainda nos deparamos com uma demanda onde há gritos de socorro que não se fazem ouvir. Sendo assim, pretendemos avançar e nosso objetivo é diminuir bem os casos de violência doméstica, abusos sexuais contra crianças e adolescentes, resgatando vidas, recuperando sonhos e reconstruindo futuros.
2. JUSTIFICATIVA
Garantir atendimento adequado às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, tendo como proposta um atendimento coligado com a rede de serviços: educação, lazer, cultura, saúde e setores jurídicos, porque pretendemos avançar profissionalmente para acabar com a violação dos direitos como: violência sexual, trabalho infantil, uso de substâncias ilicitas entre outros, para atingir o público vitimizado como crianças, adolescentes e seus familiares.
3. OBJETIVOS
Um dos principais objetivos do CREAS é a orientação de Medida Socioeducativa como L.A (Liberdade Assistida) e Prestação de Serviço Comunitário onde jovens são orientados e encaminhados para projetos no qual possam ter a ressocialização na sociedade sem discriminação ou qualquer tipo de preconceito.
3.1 GERAL
Proporcionar um atendimento especializado, assegurando qualquer adversidade, respeito as diferenças sociais e qualquer tipo de preconceito, oferecendo reforço para reestruturar a família pós o ocorrido.
3.2 ESPECÍFICOS
Garantia de atendimento especializado com equipe multidisciplinar como:
Advogado
Assistente Social
Conselho Tutelar
Educadores Sociais
Enfermeiro
Pedagogo
Psicólogo
Promover palestras e orientações contra qualquer tipo de violência e desvio de conduta.
4. PÚBLICO ALVO
Crianças, adolescentes e seus familiares, vítimas de discriminação, abandono, risco social, negligência, exploração, violência, crueldade e opressão.
5. METAS A ATINGIR
Integrar serviços do município das áreas de proteção social básica e especial às crianças e adolescentes através dos Conselhos, Secretaria de Promoção Social, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação e Atendimento Jurídico, junto a implementação de um trabalho especializado de tratamento à demanda de alta complexidade, acolhendo, dando assistência e um tratamento eficaz à crianças e adolescentes vitimados e com seus direitos violados de um modo geral e implantar no Núcleo de Atendimento Integrado outros serviços aos usuários e familiares.
Unir-se a comunidade realizando um trabalho preventivo através de palestras abordando a violência em todos os níveis, onde todos os interessados poderão participar para troca de experiências, relatos, sugestões abrindo um leque para soluções.
6. METODOLOGIA
Através da parceria com a rede de serviços, pretendemos criar e implantar um prontuário individual de cada usuário para propiciar um canal de informações eficiente, sendo assim teremos um bom desenvolvimento das ações sociais.
- Gestão de serviço;
- Coordenação financeira administrativa para prestação de contas;
-Organizaçao das informações dos jovens em forma de prontuário individual;
- Encaminhamento de jovens para outros serviços, programas, benefícios da rede assistencial, em especial programas de profissionalização e capacitação com vista ao alcance de autonomia e auto sustentação;
- Projeto político e pedagógico do serviço;
- Realizar reuniões periodicamente junto às famílias de usuários para avaliação de atividades desenvolvidas no projeto;
...