Sexualidade
Tese: Sexualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lane2015 • 3/10/2014 • Tese • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 128 Visualizações
Público alvo
O projeto será aplicado em toda a escola (27 turmas sendo : 09 turmas doa Anos Iniciais , 11 turmas dos Anos Finais e 07 turmas do Ensino Médio ) 2º semestre de 2014.
DURAÇÃO: 01 mês (Set/Out e Nov)
Nos Anos Iniciais será trabalhado os seguintes valores :
Amor , amizade , bondade , honestidade , esperança , compaixão , fé , generosidade , humildade , justiça , obediência , disciplina , paz , respeito , solidariedade , ética , responsabilidade e família .
Nos Anos Finais e Ensino Médio será trabalhado :
Valores , família e educação sexual .
Disciplinas envolvidas nos Anos Iniciais : Língua Portuguesa, Matemática , Ensino Religioso ,Ciências Naturais, Geografia, História e Arte .
Disciplinas envolvidas nos Anos Finais : Língua Portuguesa, Matemática, Inglês , Ensino Religioso ,Ciências Naturais, Geografia, História , Arte, Inglês e Educação Física .
Disciplinas envolvidas no Ensino Médio : Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Geografia, História, Sociologia, Filosofia ,Inglês , Química , Física e Arte .
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem. Necessidades da escola:
Formar alunos conscientes acerca da sua própria sexualidade, fornecendo-lhes informações que promovam seu bem-estar físico, mental e moral.
Necessidades da sociedade:
Propiciar meios para que haja respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que garantida a dignidade do ser humano.
Interesses dos alunos:
Receber orientações confiáveis e precisas sobre sexualidade de modo que possam fazer escolhas sábias e acertadas nessa questão.
Justificativa:
O processo ensino aprendizagem visa à formação integral do indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo, social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e receberem tratamento especial e individualizado.
A sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública, sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes.
A respeito dessa questão da sexualidade nas escolas aumentou devido à preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre as adolescentes e com o risco da contaminação pelas DSTs entre os jovens.
“Uns dos principais problemas enfrentados pelos jovens nos dias atuais estão relacionados à sexualidade, em especial a gravidez indesejada na adolescência, fato esse que implica na evasão escolar de muitas alunas adolescentes”.
Sabe-se que o número de adolescentes que engravidam aumenta progressivamente e em idades cada vez mais precoces, pois a idade da menarca tem se adiantado por volta de quatro meses por década do século XX, sendo que a idade média para que ocorra é de 12,5 a 13,5 anos, expondo a adolescente a engravidar cada vez mais cedo. A revolução sexual das décadas de 60 e 70 em conseqüência do movimento feminista propiciou o aumento da gravidez na adolescência, não somente no Brasil, mas em outros países como os Estados Unidos, onde na década de 70 ocorreu uma "epidemia" de adolescentes grávidas.
É interessante que as escolas, tanto públicas quanto particulares, enfatizem a educação sexual para os jovens, esclarecendo suas dúvidas e lhes oferecendo toda orientação a respeito do assunto.
De maneiras diversas, as pessoas exercem formas de controle uns sobre os outros, bem como escapam e resistem a este poder. O dispositivo da sexualidade perpassa espaços escolares, instaura regras e normas, estabelecem mudanças no modo pelo quais os indivíduos dão sentido e valor a sua conduta, desejos, prazeres, sentimentos e sonhos. Saber lidar de modo sábio com toda essa situação é de suma importância para se levar uma vida mais feliz e satisfatória.
1. Elaboração de conceitos-chaves:
Aborto – adolescência – conscientização - gravidez – relação sexual – saúde – sexualidade - moralidade.
1. Elaboração de questões:
2. Questão principal:
- Quais as implicações que uma gravidez indesejada traz a vida do adolescente?
- Questões secundárias:
- Quais as conseqüências da gravidez na adolescência para a moca e o rapaz e suas respectivas famílias?
- É o aborto uma solução plausível para resolução dos problemas decorrentes da gravidez na adolescência?
- Que relação pode-se estabelecer entre gravidez na adolescência e baixa escolaridade?
- Que relação existe entre gravidez na adolescência e evasão escolar?
- Que relação pode-se estabelecer entre gravidez na adolescência menor qualidade de vida?
Questões que serão abordadas pelas disciplinas e que contribuirão na resolução da questão principal:
Ciências Naturais / Biologia:
Que órgãos compõem sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor feminino?
Como ocorre a concepção, reprodução e gestação?
O que são DST e como ocorre a sua proliferação? Que medidas podem ser adotadas para evitar a contaminação.
Qual a eficácia dos métodos contraceptivos?
Transformações do corpo na puberdade, relacionando-os também ás mudanças emocionais e psicológicas.
Mecanismos de concepção, contracepção, gravidez e parto.
Formas
...