TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundamentos sociológicos ao SERVIÇO SOCIAL

[pic 2]

Abril/2015

Belém – pa

Universidade da Amazônia – UNAMA

Data, 22 de abril de 2015.

Coordenadora: Prof.ª Fábia Jaqueline.

Professora: Regina Manéschy

Grupo: Maria Bianca Figueiredo Palheta.

            Regyane Dias

            Samáhia Ribeiro da Silva

Turma: 2SSN1

Disciplina: Fundamentos Sociológicos ao Serviço Social.

Livro: Um toque de clássicos

*Karl Marx

Exercício

[pic 3]

Abril/2015

Belém – PA

1 – O que a dialética mostra ao ser aplicada aos fenômenos históricos?

Identifica e mostra as contradições construtivas da vida social e decorrente disso resulta a negação e superação de uma determinada ordem. A teoria marxista articula a dialética e o materialismo sob uma perspectiva histórica, que resulta na reformulação não só da dialética como da concepção dos fundamentos da alienação. Ou seja, a dialética mostra que a sociedade está em constante mudança e a história também tende a mudar suas interpretações deste processo de transformação.

2 – Enquanto para Hegel a história da sociedade é a história do desenvolvimento de Ideia, ou do Espírito, diga como se dá o desenvolvimento da história para Marx:

 A relação que se dá entre os indivíduos, a materialização que procede a partir da coletividade pelo fato do processo de produção, por onde se concretizam suas ações. Os homens fazem de seus métodos de produção reflexão para o meio social, convívio em um determinado grupo. Para o desenvolvimento o sujeito tem que apoderar-se da matéria depois analisar as diferentes formar de desenvolvimento e perceber a conexão que há entre elas. Marx chegou à conclusão de suas análises com o pensamento de que o desenvolvimento da sociedade parte dos homens, considerados como produtores de suas representações e ideias. Essa determinação de relações entre o ser humano e sua consciência se dá a partir da análise de realidade histórica e materialista, que Marx passa a entender que o ser social e a sociabilidade são resultantes ou consequência do trabalho. Marx também fala que esse processo de história e espírito, serve para mostrar que o mundo sempre está sujeito a constante mudança, modificações.

3 – Explique por que, para Marx, os fenômenos sociais são transitórios:

 Para Marx os economistas de seu tempo não reconhecem a historicidade dos fenômenos que se manifestam na sociedade capitalista. Ele questiona a perspectiva para a qual as relações burguesas de produção são naturais, sendo assim, “independentes da influência do tempo”, considerando-as então “leis eternas que devem reger sempre a sociedade”. Para Marx tanto os processos ligados à produção são transitórios quanto as ideias, concepções, gostos, crenças, ideologias, etc., gerados socialmente dependem do tipo de organização de produção dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com