Sociologia
Por: Bianca Figueiredo • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 634 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
Fundamentos sociológicos ao SERVIÇO SOCIAL
[pic 2]
Abril/2015
Belém – pa
Universidade da Amazônia – UNAMA
Data, 22 de abril de 2015.
Coordenadora: Prof.ª Fábia Jaqueline.
Professora: Regina Manéschy
Grupo: Maria Bianca Figueiredo Palheta.
Regyane Dias
Samáhia Ribeiro da Silva
Turma: 2SSN1
Disciplina: Fundamentos Sociológicos ao Serviço Social.
Livro: Um toque de clássicos
*Karl Marx
Exercício
[pic 3]
Abril/2015
Belém – PA
1 – O que a dialética mostra ao ser aplicada aos fenômenos históricos?
Identifica e mostra as contradições construtivas da vida social e decorrente disso resulta a negação e superação de uma determinada ordem. A teoria marxista articula a dialética e o materialismo sob uma perspectiva histórica, que resulta na reformulação não só da dialética como da concepção dos fundamentos da alienação. Ou seja, a dialética mostra que a sociedade está em constante mudança e a história também tende a mudar suas interpretações deste processo de transformação.
2 – Enquanto para Hegel a história da sociedade é a história do desenvolvimento de Ideia, ou do Espírito, diga como se dá o desenvolvimento da história para Marx:
A relação que se dá entre os indivíduos, a materialização que procede a partir da coletividade pelo fato do processo de produção, por onde se concretizam suas ações. Os homens fazem de seus métodos de produção reflexão para o meio social, convívio em um determinado grupo. Para o desenvolvimento o sujeito tem que apoderar-se da matéria depois analisar as diferentes formar de desenvolvimento e perceber a conexão que há entre elas. Marx chegou à conclusão de suas análises com o pensamento de que o desenvolvimento da sociedade parte dos homens, considerados como produtores de suas representações e ideias. Essa determinação de relações entre o ser humano e sua consciência se dá a partir da análise de realidade histórica e materialista, que Marx passa a entender que o ser social e a sociabilidade são resultantes ou consequência do trabalho. Marx também fala que esse processo de história e espírito, serve para mostrar que o mundo sempre está sujeito a constante mudança, modificações.
3 – Explique por que, para Marx, os fenômenos sociais são transitórios:
Para Marx os economistas de seu tempo não reconhecem a historicidade dos fenômenos que se manifestam na sociedade capitalista. Ele questiona a perspectiva para a qual as relações burguesas de produção são naturais, sendo assim, “independentes da influência do tempo”, considerando-as então “leis eternas que devem reger sempre a sociedade”. Para Marx tanto os processos ligados à produção são transitórios quanto as ideias, concepções, gostos, crenças, ideologias, etc., gerados socialmente dependem do tipo de organização de produção dos homens.
...