Sociologia
Por: rosyleia • 12/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 613 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
ETAPA 1
Ética e Serviço Social - fundamentos ontológicos
Com alguns conceitos do livro que este livro é intitulado " Ética e Serviço Social - fundamentos ontológicos " , a autora Maria Lucia Silva Barroco . Trago alguns trechos do livro , juntamente com conceitos utilizados em sala de aula .
Para a corrente teórica marxista utilizado pelo autor, existe uma relação ontológica entre o mundo empresarial e ética , ou seja, que a ética existe , é necessário que o primeiro homem a atingir o seu pleno desenvolvimento (ou " riqueza humana " , segunda parte do trabalho de Marx utilizada pelo autor na página 33) por meio do trabalho , este desenvolvimento está sendo entendida como "a explicitação absoluta de suas faculdades criativas " e é expressa através de " as privações , as capacidades , as fruições , forças produtivas , etc . "
Esta relação entre ética , trabalho e também a liberdade , que de acordo com o autor da obra originária , está presente em todo o texto e no entendimento de que o autor tem os conceitos de ética e moral : "... a gênese da ação ética é dada a liberdade , entendida ontologicamente como uma capacidade intrínseca humana para o trabalho, tomado como práxis ... conjuntos de trabalho em movimento as capacidades essenciais do gênero : . sociabilidade , a consciência , a universalidade ea liberdade "
Para realizar o trabalho , é necessário o conhecimento e certo nível de consciência coletiva , a mediação entre este nível mais abstrato ea prática é chamada de práxis , que também pode ser definido como um trabalho com uma finalidade específica, ou seja, um plano para tornar produz transformação . Segundo o autor , "no processo de objetivação que a práxis é também uma avaliação da natureza do assunto , o produto de seu trabalho , ele cria e permite escolhas alternativas entre eles. Escolhas e alternativas de fornecer novas perguntas e respostas que formam a diversas formas de expressão cultural ... o desenvolvimento da sociabilidade instituiu novas exigências, entre elas a moral ... "
Segudno Velasquez (citação trazida pelo professor em sala de aula ) , " a moralidade é um sistema de normas, princípios e valores , que são regulados pelas relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes ea comunidade . Essas regras , de cunho histórico e social , devem ser obedecidas livremente e conscientemente , por uma convicção íntima , e não de modo mecânico e impessoal. " Ou seja, é uma imposição da sociedade sobre os indivíduos, e estes não estão cientes desse dever , porque estes são valores profundamente internalizadas por eles.
Esses valores variam de acordo com o grupo social eo período histórico que estamos a falar : " Não são apenas os costumes que variam , mas também os valores que os acompanham , as regras muito específicas , suas próprias idéias, sua própria sabedoria , de um povo para outro. não seria um exagero dizer que o esforço de teorização na ética está lutando com problemas de diferentes costumes ... uma boa teoria ética deveria atender a pretensão de universalidade , mesmo quando eles são capazes de explicar as variações no comportamento, características das diferentes cultural e histórico. "
Ética vai além da moral , analisando -a como " a ética ... como uma reflexão histórica e crítica , a totalidade radical , cuja natureza compreender o significado e fundamentos da moralidade ( como uma dimensão da vida social regida por regras , deveres , princípios e valores se refere ao que é considerado socialmente bom ou mau) , indagando sobre a relação entre moralidade e liberdade , o valor ético fundamental ... "
...