TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renatah30 • 22/3/2014 • 4.530 Palavras (19 Páginas) • 329 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam suas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado. Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.
As funções básicas são essenciais para o administrador, como condição imprescindível para entender e atuar no mundo do trabalho do século XXI, que passa por mudanças em alta velocidade.
Todos os estudiosos, independente da área do conhecimento à qual pertençam, são unânimes em afirmar que há “muita pressa” em se buscar soluções para tudo que gera dificuldade em ser resolvido e, para resolver problemas dessa natureza, somente o conhecimento e as informações geradas por ele poderão dar a certeza de se poder contar sabiamente com as soluções solicitadas.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração é o ato de organizar e desempenhar funções na sociedade, sendo de qualquer meio de produtividade, interno ou externo. Visando em tomar decisões corretas para atingirem seus objetivos e garantindo o bem estar de todos dentro de cada ambiente de atividade.
As principais teorias são:
1. Escola Clássica.
Principais precursores:
Frederick Winslow Taylor: Defende a eficiência, o combate ao desperdício, os tempos e movimentos, a racionalização do trabalho e a melhor maneira de fazer as tarefas.
Henry Ford: Entende que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá pela padronização de produtos, peças a trabalhadores.
Henry Fayol: aborda a disciplina no processo de como administrar e as 5 funções (POCCC), as quais devem ser bem definidas para cada cargo na empresa.
Max Weber: Defende que a forma mais pura de dominação legal é a burocracia, como forma de autoridade, eficiência e organização da máquina administrativa.
2. Escola Neoclássica.
Principais precursores:
Pierre Du Pont e Alfred Sloan, que defendem a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico, avaliação de desempenho, centralização de planejamento e descentralização da execução, com unidades centrais de apoio.
3. Escola Comportamental
Teve como protagonistas os filósofos gregos, que exploraram as diferenças individuais, a liderança, a motivação, a cultura organizacional, a ética e a responsabilidade social.
4. Escola ou Enfoque Sistêmico.
Administra a complexidade nas organizações, o aumento do campo de visão, enxergando o todo, e defende a gestão no formato de cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos.
ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA
As habilidades podem ser adquiridas ou próprias, variando de acordo com as necessidades conforme a posição que exerce na organização. Sendo elas de natureza: técnica, humana e conceitual, segundo Katz (1955 apud MAXIMIANO, 2002).
a) Habilidade Técnica: relaciona-se com a atividade especifica do gerente caracterizada pelos seus conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades;
b) Habilidade Humana: é o que abrange a compreensão das pessoas, suas necessidades, interesses e atitudes;
c) Habilidade Conceitual: que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade de toda a organização e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividades, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações de habilidade conceitual.
ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
As mudanças começaram no século XX que foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial, que criou novas realidades e métodos de administrar, no entanto as organizações não perceberam que havia falhas em suas administrações, pois as condições de trabalho neste período não era uma das melhores.
Mas foi quando se destacou Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, norte americano, engenheiro especializado com bombas hidráulicas entre 1874 e 1878. Ele se tornou um dos precursores mais importante, pois desenvolveu o que hoje chamamos de Administração Cientifica. Taylor concentra seu argumento na eficiência e na eficácia do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente, com a máxima economia de esforço e tempo. Veja os benefícios dos
...