TITULAÇÃO ENTRE UM ÁCIDO FORTE E BASE FORTE
Monografias: TITULAÇÃO ENTRE UM ÁCIDO FORTE E BASE FORTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otavioandrade • 29/7/2013 • 639 Palavras (3 Páginas) • 922 Visualizações
INTRODUÇÃO
Muitos dos primeiros produtos químicos fabricados durante a Revolução Industrial foram ácidos e bases. Vários ácidos (ácido sulfúrico) e bases (carbonato de sódio) são produzidos pela indústria em grande escala.
Um tipo de método de análise importante que surgiu como parte desse processo foi a titulação ácido-base. Essa técnica ainda costuma ser aplicada para medir a pureza e a concentração de ácidos e bases.
A titulação, ou ‘análise titrimétrica’, é um procedimento no qual a quantidade de analito em uma amostra é determinada adicionando-se uma quantidade conhecida de um reagente que reage completamente com o analito de uma forma bem definida. O reagente combinado com o analito nesse método é conhecido como o titulante.
A titulação ácido-base é um tipo especial de titulação em que a reação de um ácido com uma base é usada para medir um analito. O gráfico da resposta medida versus a quantidade de titulante adicionado durante uma titulação é chamado de curva de titulação. O ponto dessa curva onde uma quantidade exatamente suficiente de titulante foi adicionada para reagir com todo o analito é conhecido como ponto de equivalência. Quando se adotam medições de volume em uma titulação, o método resultante é muitas vezes chamado de titulação volumétrica.
Existem várias maneiras de acompanhar o progresso de uma titulação. A estimativa experimental do ponto de equivalência é chamada de ponto final. A diferença na quantidade de titulante necessária para chegar à equivalência real versus o ponto final é chamada de erro de titulação. O valor absoluto do erro é dado pela equação:
Erro de titulação=V_(T,Pt final)-V_E
V_(T,Pt final)= Volume do titulante necessário para se alcançar o ponto final.
V_E= volume do titulante necessário para alcançar o ponto de equivalência real.
A aplicação mais comum de uma titulação é determinar a quantidade de analito em uma amostra. No ponto de equivalência da titulação de um ácido monoprótico com uma base monoprótica: ou
n_analito=n_titulante
C_analito×V_analito=C_titulante×V_titulante
OBJETIVO
Realizar a padronização de uma solução de hidróxido de sódio comercial a partir da titulação de uma solução de biftalato.
Preparar uma solução de HCl e com a solução padronizada de NaOH, realizar a titulação de alíquotas desse ácido, com objetivo de se descobrir sua concentração.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais Reagentes
Balão volumetrico de 250 mL Hidróxido de sódio comercial
Bureta de 25 mL Biftalato de potassio
Suporte Universal e Garras Fenolftaleína (Indicador)
Erlenmeyer de 50 mL Ácido Clorídrico (HCl) a 0,1 mol/L
Pipetas volumétricas
Balança analítica e Conta gota
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou-se 8,3mL de HCL concentrado Em um balão volumétrico de 1.000mL, e acrescentou água destilada até atingir um volume do balão. Em quatro erlenmeyers de 250mL, colocou-se 10mL de uma solução de NaOH 0,1M e adicionou uma gota de fenolftaleína em cada.
Foi titulado o HCL no NaOH para a verificação da concentração de NaOH comercial, utilizando soda cáustica, com biftalato.
Foi pesado quatro amostras com 0,62g de biftalato, mais uma com
...