Tampão Biológico
Trabalho Escolar: Tampão Biológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: euschneider • 15/12/2014 • 540 Palavras (3 Páginas) • 1.369 Visualizações
Instituto Federal de Ciências Tecnologia do Mato Grosso
Campus de Rondonópolis
Bioquímica
Docente: Celina Martins de Souza Ignácio
Discente: Alline Cristine Schneider
Tampão Biológico
Solução Tampão
São soluções que diminuem a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
São geralmente formados por um ácido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. São constituídas geralmente por sistemas de doadores e receptores de prótons, dissolvidos no mesmo solvente e ambos com concentrações próximas da igualdade.
Todo o sistema ou processo que dependa do pH, está associado a um TAMPÃO.
Exemplos:
Sistemas biológicos – sangue, sistemas enzimáticos;
Reações químicas – reações de precipitação, reações eletrolíticas;
Biotecnologia – lavagem de células, quebrar o DNA, eletroforese.
Tampão Biológico
Muitas reações químicas que ocorrem dentro de uma célula, ou mesmo fora delas, dependem do pH. Pequenas variações no pH podem afetar a velocidade de uma reação química ou mesmo não permitir que ela ocorra, o que pode acarretar na morte celular. Sendo assim, a presença de sistemas tampões se faz necessária e importante para manter o pH corpóreo constante, bem como mecanismos fisiológicos de regulação do equilíbrio ácido-base.
Durante o metabolismo celular ocorre liberação ou consumo de muitos ácidos e que são constantemente liberados no meio celular ou extracelular (corrente sanguínea). O organismo neutraliza estes ácidos para prevenir alterações na quantidade de H+ e preservar a função celular.
A variação do pH também pode ocorrer por meio de administração de medicamentos ou então serem geradas devido a problemas fisiológicos ou doenças.
A forma como o organismo regula a concentração de H+ é de fundamental importância e ocorre no interior das células (líquido intracelular), entre as células (líquido intersticial) e no sangue (líquido intravascular).
Os mecanismos de defesa do organismo contra alterações do pH são químicos ou então fisiológicos e ambos estão interligados.
Os mecanismos químicos são representados pelas substâncias químicas que se encontram dissolvidos no plasma, líquido intersticial ou líquido intracelular e que agem como ácidos e bases neutralizando o aparecimento de quaisquer ácidos ou bases oriundos do próprio metabolismo, medicamentos ou distúrbios fisiológicos (sistemas-tampão).
Os mecanismos fisiológicos são representados pelos pulmões e pelos rins, que eliminam substâncias indesejáveis ou em excesso, ácidas ou bases, e reservam outras, dependendo da necessidade momentânea do indivíduo.
Um
...