Tec De Negociação
Monografias: Tec De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolinemeira • 16/11/2013 • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 279 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.
A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizarem de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.
a) Como favorecer a criação do conhecimento novo na empresa?
É criado e expandido através da interação social entre o conhecimento tácito e o explícito, fazendo com que todos conheçam e aceite o pensamento reinante de um grupo, isso pode ser feito através de caixinha de sugestões, palestras que incentivem o humanismo, equilíbrio, transparência, criatividade para ousar e inovar incentivo a comunicação, ensinar os colaboradores a respeitar a opinião do seu colega de trabalho, confrontarem de forma respeitosa suas opiniões e chegarem a um consenso.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo?
Através de reuniões, avisos em murais, palestras, site interno da empresa, e-mail, compartilhando informações em conversas entre si, etc.
c) Como reter o conhecimento do colaborador que se afasta da organização?
Transformando o conhecimento tácito em explicito (normas e regulamentos). Criar uma biblioteca de informações, fazer com que as ideias dos colaboradores sejam analisadas, e se aprovadas sejam registradas nessa biblioteca e sejam divulgadas aos demais, de uma forma clara e objetiva.
Processos de conversão do conhecimento
A criação do conhecimento inicia com a socialização e passa através de quatro modos de conversão do conhecimento, formando uma espiral. O conhecimento é amplificado passando pelos quatro modos de conversão que podem ser descritos a seguir:
1. Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta. Observação, imitação da prática ou experiência.
2. Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão. Metáforas, analogias, conceitos ou modelos, são formas de externalizar um conhecimento, favorecendo a criação de novos conhecimentos explícitos.
3. Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação. Ocorre troca de conhecimento entre pessoas, via documentos, encontros, troca de ideias, etc.
4. Internalização: É a incorporação do conhecimento explícito em tácito, é quando adquirimos e aprendemos novo conhecimento tácito na prática.
Cada modo do processo SECI envolve uma combinação diferente das entidades de criação do conhecimento, como mostrado abaixo:
1. Socialização: indivíduo para indivíduo.
2. Externalização: indivíduo para grupo.
3. Combinação: grupo para organização.
4. Internalização: organização para indivíduo.
Processo SECI
É um expiral de interações entre o conhecimento explícito e tácito, que ocorre quando uma nova espiral do conhecimento é acionada, através da socialização do conhecimento tácito acumulado, gerando a criação de um novo conhecimento.
G= grupo I= individuo O=organização
O que impulsiona esse processo de amplificação de conhecimento é a interação contínua, dinâmica e simultânea entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
ETAPA 2
A organização poderia desenvolver um projeto de curso para aumentar o conhecimento na área em que o colaborador estiver atuando. Palestras para sempre manter os colaboradores atualizados das melhores formas de realizados o trabalho.
Perguntas:
1- Quais fatores representam uma barreira para implantação da gestão do conhecimento?Cultura da empresa falta de foco, ausência de uma política, falta de tempo, resistência política da empresa.
2- Qual a sua atitude em relação à gestão do conhecimento na empresa? Importante para a empresa.
3- Quais são as tecnologias disponíveis em sua empresa e quais foram implementadas com o foco na Gestão do Conhecimento?
Acesso à internet, sistema de gerenciamento de documento, intranet, softwares de trabalho, sistemas de suporte a decisão, extranet.
Relatório
Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados, o segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. Na sua percepção a gestão do conhecimento inicia-se com o planejamento e a capacidade de aprendizado que permitem a companhia implementar as práticas de gestão. Com tal evolução é esperado o aumento da eficiência de tais práticas. Com a adoção das ferramentas de gestão por parte de diversos funcionários, ou mesmo de outras companhias, há a institucionalização do formato de gestão desenvolvido, facilitando a transferência e intercâmbio do conhecimento com empresas parceiras.
O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas é como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores às pessoas e à empresa. Cada vez mais, a Gestão
...