Tecidos Epiteliais
Monografias: Tecidos Epiteliais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mileka • 19/2/2014 • 303 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Também chamado de epitélio, o tecido epitelial tem como funções básicas o revestimento externo e das cavidades internas, proteção contra: desidratação, contágio bacteriano, fúngico e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio.
Dependendo da especificidade epitelial, é possível classificar os tipos e estabelecer correlações funcionais.
Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada de células alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando vilosidades, aumentando substancialmente a superfície de absorção.
Epitélio Pseudoestratificado Pavimentoso: Formado por uma única camada de células com alturas diferentes, dispostas de forma desorganizada, dando a impressão de duas camadas. É comum na cavidade nasal, traqueia e brônquios, onde associadas a estruturas anexas (cílios e glândulas mucosas) atuam na retenção e transporte de micro-organismos e partículas indesejáveis para o exterior do organismo.
Epitélio Estratificado Pavimentoso: Tecido pluriestratificado (formado por duas ou mais camadas de células), com morfologia achatada, pode conter na superfície apical uma camada delgada de queratina que auxilia a retenção de água no organismo. Esse tecido forma o maior órgão do corpo, a pele.
Epitélio Estratificado de Transição: Epitélio derivado do tecido estratificado pavimentoso, possui várias camadas com formato disforme das células. É um epitélio que dispõe de elasticidade, conforme a distensão requerida pelo órgão, como por exemplo, o revestimento da bexiga: ora se distende quando retém muito líquido (urina), ora se contrai quando urinamos.
...