Tecnologia Da Informação
Artigo: Tecnologia Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msscip • 7/10/2014 • 2.249 Palavras (9 Páginas) • 979 Visualizações
Crie um programa capaz de ler os dados de uma matriz quadrada de inteiros. Ao final da leitura o programa deverá imprimir o número da linha que contém o menor dentre todos os números lidos.
2. Escreva um programa que leia 3 notas de um aluno e a média das notas dos exercícios realizados por ele. Calcular a média de aproveitamento, usando a fórmula: MA = (N1 + N2*2 + N3*3 + ME)/7. A partir da média, informar o conceito de acordo com a tabela:
maior ou igual a 9 A
maior ou igual a 7.5 e menor que 9 B
maior ou igual a 6 e menor que 7.5 C
maior ou igual a 4 e menor que 6 D
menor que 4 E
3. Faça o programa que apresenta a seguinte saída, perguntando ao usuário o número máximo (no exemplo, 9). Este número deve ser sempre ímpar.
1 2 3 4 5 6 7 8 9
2 3 4 5 6 7 8
3 4 5 6 7
4 5 6
5
4. Crie um progama capaz de ler dois nomes de pessoas e imprimi-los em ordem alfabética. Faça isto com string de C e de C++
5. Crie um programa capaz de multiplicar uma linha de uma matriz de inteiros por um dado número. Faça o mesmo para uma coluna. A matriz deve ser lida de teclado.
6. Crie um programa capaz de criar a transposta de uma matriz. A matriz deve ser lida de teclado.
7. Faça um programa que crie um vetor de pessoas. Os dados de uma pessoa devem ser armazenados em um variavel do tipo struct. O programa deve permitir que o usuário digite o nome de 3 pessoas e a seguir imprimi os dados de todas as pessoas. A struct deve armazenar os dados de idade, peso e altura.
8. Crie uma função capaz de criar a transposta de uma matriz.
9 Crie uma função capaz de substituir todos os números negativos de uma matriz por seu módulo.
10. Crie uma função capaz de multiplicar uma linha de uma matriz por um dado número. Faça o mesmo para uma coluna.
11. Crie uma função capaz de somar os elementos das linhas L1 e L2 de uma matriz. O resultado deve ser colocado na linha L2. Faça o mesmo com a multiplicação.
12. Faça uma função que retorne a posição de um dado caracter dentro de uma string.
13. Faça um rotina que remova um caracter de uma string do tipo char Str[100], dada a posição do caracter.
14. Faça uma rotina que insira um caracter em uma string do tipo char Str[100], dada a posição do caracter.
Programar
Programando na Linguagem C
Para Iniciantes
Jaime Evaristo
Respostas dos Exercícios Propostos
Capítulo 1
1. Naturalmente, na primeira travessia um índio levaria um branco até a outra margem e voltaria sozinho. A questão é a segunda: não poderia atravessar um índio e um branco, pois ao chegar na outra margem haveria dois brancos e um índio; não poderiam atravessar dois índio, pois o terceiro ficaria com dois brancos. A solução é atravessar dois brancos e um deles retornar. A terceira travessia só pode ser feita por dois índios, pois já existem dois brancos na outra margem. A questão é o retorno. A única possibilidade é retornar um índio e um branco! Temos então o seguinte algoritmo:
1. Atravessem um índio e um branco. 2. Retorne o índio. 3. Atravessem dois brancos. 4. Retorne um branco. 5. Atravessem dois índios. 6. Retornem um índio e um branco. 7. Atravessem dois índios. 8. Retorne um branco. 9. Atravessem dois brancos. 10. Retorne um branco. 1. Atravessem dois brancos.
2. Indicando por 1, 2, 3, 4, ... os discos na ordem crescente dos seus diâmetros, temos para o caso n = 2:
1. Disco 1 da origem para auxiliar. 2. Disco 2 da origem para o destino. 3. Disco 1 da auxiliar para o destino.
Para o caso n = 3, basta observar que é necessário apenas transportar os dois discos 1 e 2 da origem para auxiliar (que é o caso anterior), transportar o disco três da origem para o destino e os discos 1 e 2 da torre auxiliar para o destino (que é, novamente, o caso anterior).
1. Disco 1 da origem para destino. 2. Disco 2 da origem para auxiliar. 3. Disco 1 do destino para auxilia. 4. Disco 3 da origem para destino. 5. Disco 1 da auxiliar para origem. 6. Disco 2 da auxiliar para o destino. 7. Disco 1 da origem para o destino.
3. Indiquemos por P(m, n) = 0 se m e n têm o mesmo peso e P(m, n) > 0 se a esfera m é mais pesada que a esfera n. Temos então a seguinte proposta:
1. Pese as esferas 1 e 2. 2. Se P(1, 2) = 0, pese as esferas 1 e 3. 2.1 Se P(1, 3) > 0 então forneça como resposta: a esfera 3 tem peso menor que as esferas 1 e 2.
2.2 Se P(3, 1) > 0 então forneça como resposta: a esfera 3 tem peso maior que as esferas 1 e 2. 3. Se P(1, 2) > 0, pese as esferas 1 e 3. 3.1 Se P(1, 3) = 0 então forneça como resposta: a esfera 2 tem peso menor que as esferas 1 e 3. 3.2 Se P(1, 3) > 0 então forneça como resposta: a esfera 1 tem peso maior que as esferas 2 e 3. 3.3 Se P(3, 1) > 0 então forneça como resposta: a esfera 1 tem peso menor que as esferas 2 e 3. 4. Se P(2, 1) > 0, pese as esferas 2 e 3. 4.1 Se P(2, 3) = 0 então forneça como resposta: a esfera 1 tem peso menor que as esferas 2 e 3. 4.2 Se P(2, 3) > 0 então forneça como resposta: a esfera 2 tem peso maior que as esferas 1 e 3. 4.3 Se P(3, 2) > 0 então forneça como resposta: a esfera 2 tem peso menor que as esferas 1 e 3.
4. Para calcular o produto, utilizamos uma variável P que assume inicialmente o primeiro valor da relação e, para cada novo elemento, vai tendo o seu valor substituído pelo produto do seu valor atual pelo novo elemento. A partir daí, a média geométrica é raiz n ésima desse produto.
1. Chame de A o primeiro número dado. 2. Chame de N o número de elementos da relação 3. Faça P = A. 4. Repita N 1 vezes as instruções 4.1 e 4.2. 4.1. Chame de A o próximo número dado. 4.2. Substitua o valor de P por P x A. 5. Calcule M = Raiz(P, N) 6. Forneça M para o valor da média.
5. Basta observar que
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