Tecnologia Na Genética
Dissertações: Tecnologia Na Genética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 31031997 • 8/2/2014 • 906 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
Tecnologia na Genética
Qual a importância?
Atualmente a tecnologia na genética é de fundamental importância, pois graças aos avanços tecnológicos, o material genético tem sido mapeado, decifrado e manipulado. Resta saber até onde vai o limite humano.
Utilização
Outra contribuição da tecnologia na genética e os parâmetros que proporciona na medicina, na economia, no meio ambiente e até mesmo na ciência.
Pontos Positivos
Nas últimas décadas temos assistido a um grande avanço científico e tecnológico na área da genética, que tem conquistado lugar de destaque entre as várias disciplinas científicas. Assim este ramo torna- se cada vez mais importante na sociedade atual, uma vez que origina melhorias a vários níveis e possibilita uma intervenção em várias áreas.
O crescimento da engenharia genética possibilita:
I. Mapeamento do sequenciamento genômico das espécies animais, incluindo o ser humano e dos vegetais;
II. Clonagem;
III. Terapia genética ou gênica;
IV. Transgênico.
Na Economia:
- Diminuição do uso de agrotóxicos;
-Aumento da produtividade de alimentos;
Na medicina, os avanços nas tecnologias de sequenciamento e análise do genoma humano permitiram aos cientistas descobrir mais duas mutações genéticas por trás do desenvolvimento de dois tipos de câncer muito comuns, o de mama em mulheres, que afeta 50 mil brasileiras todos os anos; e a leucemia linfoblástica aguda (ALL, na sigla em inglês), que responde por um terço dos diagnósticos de câncer em crianças. A esperança é que as descobertas levem à criação de novos remédios e tratamentos que tenham como alvo características específicas das doenças, além de melhorar sua prevenção e detecção precoce, dentro do crescente campo da medicina personalizada.
Pontos negativos
Na medicina:
- a ciência não tem informação suficiente para isentar os transgênicos de efeitos colaterais negativos na delicada fisiologia humana;
“Ainda não se testaram todos os efeitos colaterais que um transgênico pode ter nem o impacto que os transgênicos podem ter na natureza";
- Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias;
No meio ambiente:
Provocando a extinção de uma espécie vegetal ou animal menos favorecida ou que dependa das espécies não modificadas;
Na economia:
A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for à variedade (genética) no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades de pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades.
Conclusão:
O patrimônio genético poderá estar comprometido se não houver na engenharia genética uma manipulação ou utilização consciente, sadia, correta, legal e ética dos recursos que o compõem. Por isso a comunidade científica, o Poder Público e os cidadãos conscientes devem ficar atentos e fiscalizar a aplicação das novas técnicas da engenharia genética, seus resultados e produtos, bem conhecer os termos de sua tutela jurídica e utilizar dos mecanismos legais de proteção através da ação civil pública, em se constatando cientificamente perigo ou dano ao meio ambiente. Aí pode ter aplicação um dos mais importantes princípios do direito ambiental: o princípio da precaução.
Questões
01- Defina engenharia genética:
Resposta:
A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem.
02-(FATEC) A Engenharia
...