Tecnologia da informação
Por: anadri • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.263 Palavras (10 Páginas) • 887 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso: Serviço Social
Disciplina: Tecnologia da Informação e da Comunicação
Leitura e Produção de Texto
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
DESAFIO PROFISSIONAL: Implantação de um Sistema de Informação para Dinamizar o Atendimento realizado pelo Assistente Social no CRAS
PROFESSORA TUTORA EAD:
Taboão da Serra/ SP
2015/01
AUTORES:
Implantação De Sistema de Informação no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.
Desafio Profissional do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera das disciplinas norteadoras do segundo bimestre.
Orientador (a):
Taboão da Serra/ SP
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................3
- JUSTIFICATIVA...............................................................................4
- OBJETIVO........................................................................................9
3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS.............................................................9
- RESULTADOS ESPERADOS........................................................10
- REFERÊNCIAS................................................................................11
- INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objeto descrever a importância da utilização da tecnologia da comunicação e informação pelo assistente social na sua atuação profissional tendo como foco o Centro de referência da Assistência Social (CRAS).
Apesar dos enormes recursos atualmente disponibilizados pela TIC sua utilização em alguns segmentos públicos como no CRAS ainda são limitados e pouco produtivos. Existem algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para se criar sistemas que facilitem o cotidiano dos profissionais e sirva de ferramenta para o fortalecimento das politicas públicas.
Sabendo-se que o CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas de vulnerabilidade social, que executa serviços de proteção social básica. Sendo responsável pela oferta e organização dos serviços básicos socioassistenciais para um grande número de famílias.
Tendo como foco a natureza do trabalho do assistente social e a utilização da tecnologia da informação e comunicação no tocante à necessidade de acesso a informações, consultas, controle e participação da população. Neste trabalho iremos desenvolver uma proposta de implantação de um sistema que em consonância com as atividades desenvolvidas pela equipe do CRAS venha dinamizar o acesso às informações sobre o público atendido e a articulação das mesmas para melhorar a atuação dos profissionais.
Viabilizando assim a qualidade no atendimento aos usuários e o aprimoramento das tomadas de decisões no trabalho desenvolvido pela equipe do CRAS.
- JUSTIFICATIVA:
O assistente social tem sua trajetória profissional pautada por um projeto de construção de uma sociedade justa e igualitária, com efetivação de direitos e com o compromisso com a qualidade de serviços prestados á população.
Para que isto ocorra o assistente social deve ser um profissional multifuncional dotado de habilidades, crítico capaz de conhecer e refletir sobre a realidade sendo capaz de inovar sua prática profissional.
Nesta perspectiva diante da evolução tecnológica das últimas décadas a incorporação das Tecnologias de Informação e comunicação ao trabalho dos assistentes sociais tem sido cada vez mais necessária para o fortalecimento de sua prática profissional.
O assistente social deve fazer uso da tecnologia da informação e comunicação para potencializar sua metodologia de trabalho ampliando as possibilidades de melhoria. Deve utiliza-la como mediadora e aprimoradora de seu trabalho visando à satisfação dos usuários dos serviços públicos, a eficácia na tomada de decisões de modo a alcançar as finalidades de seu projeto profissional.
À trabalhadora social cabe conhecer tanto a manipulação da técnica como de seus pressupostos para intervir na dinâmica das relações sociais, como um dos atores [...], numa perspectiva estratégica. (Faleiros, 1996, p.32)
A presença da TIC como ferramenta auxiliar no cotidiano do assistente social associada aos seus valores profissionais contribui para o desenvolvimento e otimização de suas competências e habilidades. Oferecendo elementos e condições para melhor organização de informações e avaliações referente aos cidadãos e as necessidades comunitárias elementos esses que evidenciam a necessidade de sua utilização no Centro de Referencia e Assistência Social.
Sendo o CRAS uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social e por ser a porta de entrada dos cidadãos de acesso ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) a utilização da tecnologia de informação e comunicação na organização dos dados, na criação de perfis dos usuários, na formulação e implementação dos atendimentos dentre outros aspectos é imprescindível para seu bom funcionamento.
...