Teias De Aranha
Exames: Teias De Aranha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriz.ferreira • 30/6/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 574 Visualizações
Um fio comum da seda de teia de aranha é capaz de estender-se por até 70 km sem se quebrar sob seu próprio peso, e pode ser esticado até 30 ou 40 % além de seu comprimento inicial, sem se romper, enquanto o nylon suporta apenas 20 % . A seda que a aranha produz tem tal resistência que se chegou à hipótese de que, caso fosse possível construir uma teia com a espessura do fio equivalente ao de uma caneta esferográfica, tal teia seria capaz de parar um Boeing 747 em pleno vôo!
O fio das teias de aranhas é um material excepcional: tem uma resistência mecânica proporcionalmente maior do que a do aço quando se leva em conta sua baixa densidade. Um único fio de teia de aranha alinhado sobre a linha do equador teria a massa de apenas 500 gramas. Os fios da teia de aranhas são feitos de proteínas: uma cadeia polipeptídica que consiste de uma sequência repetida de dois fragmentos peptídicos, juntos chamados de “sequência AQ”. O fragmento A é hidrofóbico. O fragmento Q é hidrofílico. Esta estrutura AQ é a “parte central” da fibra do fio da teia de aranha, e sua estrutura e função lembram a do colágeno (nos humanos, forma o tecido conjuntivo).
A matéria prima inicial que as aranhas usam para tecer a teia é uma solução líqüida cristalina, contendo proteínas, que flui facilmente pelas tubulações presentes no abdômen da aranha. A solução contém 50% de proteína, concentração que normalmente acarreta altíssima viscosidade, fazendo que o processo de tecer a teia em laboratório se torne inviável. Entretanto, as aranhas conseguem resolver este problema mantendo as proteínas numa conformação enrolada enquanto estão tecendo a teia, e só em seguida é que as proteínas deixam essa conformação enrolada, esticando-se e arranjando-se
para produzir a a elasticidade final do fio
Para que o fio da teia seja formado, é necessário que o pH do ambiente de formação seja muito bem regulado. Através de experimentos descobriu-se que o pH do ambiente deve ser 6,0 (levemente ácido) se não, proteína não se forma.
As aranhas formam uma proteína extremamente específica para dar origem às fibras dos fios da teia com sua enorme resistência mecânica.
...