TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias do mercado de trabalho.

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

                TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO NOS ANOS 90

Ocorreram varias mudanças na economia e no mercado de trabalho nos anos 90, com os novos arranjos familiares  ou seja outros integrantes da família que não trabalhavam, agora estavam entrando no mercado de trabalho que por sua vez estavam crescendo e afetando o desempenho do mercado de trabalho.

Houve primeiramente uma queda no emprego industrial, que depois compensou no aumento do emprego nos serviços e no comércio. Mas em 1997 esse fato não foi mais observado, e então o desemprego aumentou.

Os dados apurados no começo dos anos 90, comparados com os dos anos 80, mostra que houve grandes alterações nos índices de desemprego, rendimento médio, assalariamento, carteira assinada, tempo médio de procura de trabalho, emprego industrial e outros, que não eram favoráveis aos trabalhadores, e isso era internacional.

O mercado de trabalho metropolitano brasileiro na década de 90 tem seu desempenho dividido em dois subperíodos diferentes. O primeiro período tem inicio em 1990 e vai ate a estabilidade da economia em 1994 com o plano real. Nesse momento a economia viveu uma forte recessão, com o aumento do desemprego, inflação muito alta, e que passou por mudanças na sua estrutura, provocadas pela abertura comercial. O segundo período começa em 1994 e dura ate o presente, nesse momento não somente a taxa de inflação foi reduzida para níveis muito baixos (em 1997, com estagnação a partir deste ano).

E com a diminuição das ofertas de trabalho, as poucas vagas que surgiam eram preenchidas por trabalhadores mais instruídos. E essa atitude das empresas de exigirem trabalhadores mais instruídos, seria mais uma necessidade do processo organizacional, que gera uma concorrência entre os trabalhadores por uma vaga, e que hoje em dia também a concorrência é cada vez maior, quem não se prepara profissionalmente dificilmente entrará no mercado de trabalho.

                                         A divisão social do trabalho

A nossa sociedade existe diferentes pessoas que desempenham diferentes papeis junto com outros indivíduos que dão suporte aos papeis desempenhados .

Considerando que indivíduos desempenham papeis e que existe outros indivíduos dando suporte aos papeis desempenhados , devemos pensar como esses indivíduos se relacionam. Numa sociedade que dizemos ser civilizada e desenvolvida ,com certeza essas relações tem algum tipo de protocolo. E esses protocolos existem por causa de alguma necessidade social. Do jeito que a sociedade cresce e os papeis desempenhados nela, os protocolos se formam em processos formais entre as instituições , onde aparecem as estruturam judiciais e estatais nas sociedades mais diferentes. Um bom exemplo é a necessidade dos estados terem um código penal, pela necessidade social de segurança ou de punição.

Segundo Marx, a divisão social do trabalho seguem uma forma que sempre existam classes dominantes e classes dominada seque estas classes estão em conflito entre si, Marx sabe que estas instituições são criadas pelas classes dominantes.

A pessoa e transparente, o que realmente importa é a que classe essa pessoa é. E foi realmente isso que a revolução russa tentou fazer, subjugar os interesses dos indivíduos perante os interesses coletivos. Por causa das péssimas condições de trabalho na época de Marx, propõe que (o proletariario ) ficasse em posição destacada na sociedade, isso aconteceria quando a divisão de trabalho fosse mudada, não existindo propriedade privada na produção. Essa divisão de trabalho burguês, o da propriedade privada, seria o motivo de servir da  classe trabalhadora desse tempo .

Para Weber, a sociedade era campos ta de partes cuja constituições depende exclusivamente do individus. Essas relações seguiam quatro formas de acao social,(racional orientada a fins, racional orientada a valores afetiva e tradicional.)

Para Durkheim a sociedade era constituída de partes identificadas, como a divisão social do trabalho que era o funcionamento, no começo harmônico. Essa divisão da sociedade e dos trabalhos que cada divisão teria que desempenhar explicaria em uma melhor compreensão da sociedade, e então uma forma de melhorar lá em geral. Nesse contexto o individuo não era importante nesta analise. Dessa forma o individuo não influencia na divisão social do trabalho, apesar de trabalhar

Essas visões de ponto de vista foram construídas em situações diferentes. Marx dizia que a ciência social seria importe para mudar a vida e realidade das pessoas, já para Weber focava o impacto que as ações do individuo – ex : a religiosidade- isso em um momento um pouco mais a favor do capitalismo do que o encontrado por Marx. Durkheim tentando estabelecer a sociologia com uma ciência quase que exata, procurando reconhecer os órgãos da sociedade.

As relações familiares na contemporaneidade

As grandes mudanças sociais que aconteceram nas ultimas décadas geraram grande transformação da noção de família  .

Através da analise sobre individualismo, democracia e acesso a justiça tentamos entender um conceito de família atualmente que se diferencia da família tradicional e como era no inicio da modernidade.

Existem vários conflitos por causa das relações sociais, buscar a tutela correta desses conflitos se justifica na medida em que a entender e compreender dai família Na contemporaneidade deve ser na participação efetiva na colaboração de todos, no dialogo honesto e esclarecido, fazendo assim uma abordagem adequada do embate social.

Podemos dizer também que não há perdedor e vencedor em uma decisão judicial imposta, pois um bom acordo, tem mais chance de ser cumprido pelas partes, isto por que cada um tem a consciência de sua responsabilidade. E o que se diz em direito de família estão relacionados a pessoa e sua dignidade.

Portanto na atualidade não podemos definir um modelo de família, a seguir em uma única forma de trabalho com as mesmas, pois cada família tem suas diferenças, tendo assim suas diferentes formas de enfrentar o processo de produção capitalista das mudanças na sociedade consumista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com