Tensão Suferficial Da água
Artigo: Tensão Suferficial Da água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorveneroso • 14/10/2014 • 2.357 Palavras (10 Páginas) • 631 Visualizações
1.0 Introdução
As substâncias possuem várias propriedades entre elas propriedades físicas e quimicas . Propriedades como temperatura de ebulição , densidade , índice de refração , cor entre outras são propriedades físicas . As propriedades físicas tem a característica de poder ser medida ou observada sem que a composição ou integridade da substância estudada seja afetada . Propriedades como a coloração de uma chama de uma determinada amostra , a toxicidade, eletronegatividade entre outras são propriedades químicas e váriam de substância para substância , seja ela um simples elemento ou um composto .
Algumas dessas propriedades são capazes de explicar por que alguns insetos são capazes de andar sobre a superfície da água . Também são capazes de por que a água do mar não se mistura ao petróleo após um acidente maríitimo e qual a melhor maneira para retirar tal resíduo do ambiente .
As propriedades físicas e quimicas de uma amostra pode ser utilizada para separar os elementos ou substâncias que formam tal amostra .Tal processo é muito utilizado , pois na natureza os elementos e compostos são encontrados misturados a outros elementos . Um exemplo é o petróleo que é formado por vários elementos como éter de petróleo, benzina , nafta , gasolina entre outros .
2.0 Experiencia : Tensão suferficial da água
2.1 Materias e reagentes :
1.Béquer;
2.Água;
3.Carvão ativado;
4.Pequena colher ;
5.Detergente;
6.Conta gota;
2.2 PROCEDIMENTO
A. Foi adicionado uma quantidade de água que ocupasse metade do béquer .
B) Utilizando a colher foi adicionado uma quantidade relativamente mínima de carvão ativa, o carvão foi colocado de forma que ficasse sobreposto a superfície da água .
C) Foi utilizado um contra-gola para adicionar uma gota de detergente .
E) Foi observado que o detergente provocou uma perturbação no meio .
2.3 Resultados e Discurssões
Após a realização da experiencia foi observado que praticamente todo o carvão permaneceu na superfície da água . Buscando explicar o ocorrido em bases téoricas o grupo concluiu que tal comportamento está ligado a tensão superfícial da água .
A tensão superfícial ocorre pois as moléculas da água possuem polaridade , sendo uma molecula polar , assim as moleculas da superfícia são atraídas por moléculas polares a sua volta , assim tais moléculas formam uma fina película elástica chamana de tensão superficial .
Essa propriedade é capaz de explicar a forma esférica das gotas de água sobre uma folha após uma chuva , a capacidade de alguns insetos de andarem sobre a água e por que o carvão permaneceu sobre a superficie da água .
Elementos como o sabão e o detergentes possuem apresentão em sua estrutura molecular uma extremidade polar e o restante da molécula apolar . Nós detergentes a propriedade polar é gerada por grupos sulfatos(-OSO3) ou sulfonatos (-sO3-) , entre outros . O restante da molécula geralmente é formada por cadeias hidrocarbônicas lineares [CH3(CH2)n] .
Após a adição do detergente houve uma perturbação no meio e fez com que o carbono presente na superficie da água se misturasse a água . Tal acontecimento também pode ser explicado pelo estudo da polaridade . Uma vez que o detergente possui uma extremidade polar tal extremidade se liga a molécula da água e a parte apolar do detergente se liga ao carvão apolar . Fazendo com que o carvão que inicialmente estava sobre a suberficie da água afunde e se misture a água .
3.0 Experiencia : Quantificação do etanol na gasolina mediante uma análise absoluta
3.1 Materias e reagentes :
1. Proveta graduada de 50 mL com tampa;
2. Gasolina comum;
3. Água destilada;
3.2 PROCEDIMENTO
A) Foi adicionado 25 ml da amostra de gasolina na proveta esterilizada de 50 ml .
B) Foi adicionado 25 ml de água , completando o volume de 50 ml .
C) A proveta foi adequadamente tampada .
D) Foram realizados 3 inversões sucessivas da proveta .
E) A proveta ficou em repouso de 15 a 20 minutos .
3.3 Resultados e Discurssões
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos líquidos inflamáveis e voláteis, derivados do petróleo , e em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica .
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabeleceu que a adição de etanol anidro à gasolina deve ser feita com um porcentual de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
Tal adição é necessária pois o etanol atua como um antidetonante . O poder calorífico do álcool é menor que o da gasolina , e também é mais facil de evaporar aumentando o índice de octanagem da gasolina e fazendo com que a gasolina exploda no momento correto , e não antes , enquanto ainda é comprimida. Além de ser menos tóxico que o chumbo de tetraetila anteriormente usado .
Com a realização do experimento a mistura se tornou heterogência , apresentando duas fases , a primeira de cor amarela (gasolina ) ,a parte superior , e a outra meio branca acizentada (água + etanol) , na parte inferior .
Inicialmente foi colocado igualmente 25 ml de água e de gasolina . Entretando após o repouso foi constadado um aumento na parte a aquosa de 5 ml . Isso pode ser explicado pois o álcool(etanol) é anfótero , pois ele solubiliza a parte polar (hidroxila – OH-) e uma parte apolar (cadeia carbônica).
O etanol é solúvel tanto na gasolina , quanto na água . Entretando em uma amostra onde há água , álcool e gasolina a polaridade prevalece uma vez as ligações entre a água e o etanol são mais fortes (pontes de hidrogênio ) do que as ligações existentes entre a gasolina
...