Teoria Da Administraçã
Artigos Científicos: Teoria Da Administraçã. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Uchoas • 4/10/2013 • 792 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo a percepção sobre a evolução natural das Teorias da Administração.
Com Base nas pesquisas realizadas sobre as Teorias de Sistema, Teoria Matemática, Teoria da Tecnologia da Informação (TI) e Teoria Contingencial, abordaremos questões que refere se a conceitos fundamentais da administração e a compreensão das Teorias a partir da interação da organização e seu ambiente, bem como a intensa evolução tecnológica.
Teoria de Sistemas:
Existem vários sistemas e uma grande variedade de tipos classificatórios para a Teoria de Sistemas, sempre respeitando certas características quanto a sua constituição que são:
• Físicos ou concretos: compostos de equipamentos, objetos e maquinários.
(EX: objetos, materiais, hardware)
• Abstratos ou conceituais: compostos por ideias, hipóteses, planos que geralmente não são executados e ficam apenas no papel, ou ainda, no pensamento das pessoas.
Existe um complemento entre os sistemas físicos e abstratos, pois todo o sistema físico necessita de um sistema abstrato para se concluir, ou seja, para funcionar.
O mesmo acontece com o sistema abstrato, que para se realizar necessita da aplicação de um sistema físico.
Além da característica é importante mencionar a natureza do sistema que pode ser: Fechado ou Aberto
No Sistema Fechado não há interação com o meio ambiente ao redor, não recebem influencia e não influenciam o ambiente externo.
Ex: a matemática é um sistema fechado, pois sempre 2+2= sempre será 4 , pois não sofre influencia do ambiente.
Já no Sistema Aberto, sempre há relações de interação com o ambiente, isso ocorre por meio de entradas e saídas.
Neste modelo de Sistema trocam-se informações, matéria e energia de forma regular e adaptativa, pois precisam se reajustar constantemente às condições do meio em que estão inseridos.
Teoria Matemática
É um modelo que contribui para proporcionar soluções para decisões administrativas, com base em equações matemáticas.
Surgiu como utilização de pesquisa operacional durante a Segunda Guerra Mundial na estratégia militar.
A partir disso, evoluiu para processos cujo enfoque passou a ser considerado decisivo para todo sistema cooperativo ( a organização ), direcionado para programações que podem ser representada por modelos matemáticos e aplicações de técnicas mais complexas com o avanço tecnológico.
Conhecida como Pesquisa Operacional (PO), promove o enfoque no processo decisório de modo racional/lógico de forma determinante e quantitativa.
Muito utilizada em temas operacionais, qualidade, estratégia, serviços e tecnologia. Seu fundamento básico é o processo decisório, onde a tomada de decisão é o ponto focal, vista sob duas perspectivas:
Processo: cujo objetivo principal é a seleção das melhores alternativas, buscando a solução mais eficiente.
Problemas: onde o objetivo é a resolução de problemas, focando na solução final, porém há muitas criticas pela ineficiência quando não indicam alternativas de modelos para a implementação.
Teoria da Tecnologia da Informação
Seu papel principal é dar apoio à organização, transita em todos os níveis e áreas da organização.
Contribuem para a solução de problemas complexos, auxiliando o alcance para o sucesso da organização.
Reage e interage de forma adequada e rápida perante mudanças tecnológicas, permitindo que a organização opere de maneira competitiva na era digital.
Na maioria das vezes é a base estratégica para modificar a perspectiva competitiva de um departamento, considerando o papel fundamental de auxiliar e dar apoio, de forma proativa, as mudanças e ou novas perspectivas de avanço e sucesso na organização.
Teoria da Contingência
Classificada como uma nova concepção de organização, onde considera a estrutura e sua funcionalidade dependentes
...